Dia dos Namorados: o que é, significado e origem

O Dia dos Namorados, também conhecido como “Valentine’s Day”, é uma data comemorativa na qual se celebra o amor e a união dos casais. Nesse dia, os namorados costumam trocar presentes, flores, chocolates e declarações de amor.

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, mas em diversos outros países essa comemoração acontece no dia 14 de fevereiro, que é o Dia de São Valentim.

Origem do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)

A comemoração do Dia dos Namorados não era uma tradição no Brasil, a data começou a ser celebrada depois de uma campanha publicitária realizada em 1949.

Naquele ano, o publicitário João Dória, diretor da Agência Standard Propaganda, criou uma campanha comercial para a loja Clipper, que costumava ter baixo volume de vendas no mês de junho.

Um dos slogans utilizado para a campanha foi:

Não é só de beijo que vive o amor.

O dia 12 foi escolhido por ser a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Nos anos seguintes, a data começou a se popularizar, outras empresas trabalharam em campanhas publicitárias voltadas para o Dia dos Namorados e a tradição se espalhou pelo país.

Hoje no Brasil o Dia dos Namorados é a terceira celebração de mais movimento no comércio, atrás apenas do dia das mães e do natal. Nesse dia os casais trocam presentes e costumam jantar em restaurantes.

História do Dia de São Valentim (14 de fevereiro)

Em muitos países do mundo, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados é celebrado no dia 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim - um santo reconhecido pela Igreja Católica.

A origem exata dessa celebração não é comprovada, mas uma das lendas mais famosas conta que Valentim era um sacerdote em Roma em meados do século III, quando o Império Romano era governado por Cláudio II.

Cláudio II decide proibir a celebração de matrimônios, pois acreditava que se os homens ficassem solteiros, eles seriam soldados melhores, pois não teriam construído os laços de uma família.

O sacerdote Valentim não concordou com essa medida e, contrariando as ordens do imperador, celebrava os matrimônios de maneira escondida.

Carlos II toma conhecimento das celebrações que Valentim estava fazendo e manda encarcerá-lo. Anos mais tarde, em 270, o sacerdote é executado.

São Valentim tornou-se um santo e no ano de 494 o papa Gelásio I determinou que o dia 14 de fevereiro seria o Dia de São Valentim. Essa data foi celebrada durante séculos pela Igreja Católica, até o ano de 1969.

Apesar de não ser mais celebrado pela Igreja Católica, a comemoração do Dia dos Namorados se tornou uma tradição na sociedade e continua sendo uma data importante no calendário.

Como é celebrado com troca de presentes, passeios e jantares, o Dia dos Namorados também se tornou uma data muito importante para o comércio.

Outros conteúdos que podem interessar