Significado de Afeto

O que é Afeto:

Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. 

É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar.

Afeto é também o objeto da afeição, como em "meus afetos são meu cachorro e minha família".

Tem sua origem na palavra latina affectus, que significa disposição, estar inclinado a. A raiz vem de afficere, que corresponde a afetar e significa fazer algo a alguém, influir sobre. 

Demonstração de afeto é a forma como se expressa um carinho. É explicitar o afeto sentido através de um gesto, que pode ser um cafuné na cabeça, um beijinho na testa, um abraço, entre tantos outros. 

Não só humanos demonstram afeto. Já foi comprovado cientificamente que animais podem expressar afeição com suas ações.

Afeto na Psicologia

O afeto é um agente modificador do comportamento. Influencia diretamente na forma como pensamos sobre algo. 

Qualquer coisa com a qual uma pessoa se depara, vai existir um afeto envolvido, seja negativo ou positivo. No caso da neutralidade, de algo desconhecido, o afeto passa a ser construído desde o primeiro contato. E vai alterar a forma como a pessoa interage com aquilo.

O afeto tem relação com situações passadas, com experiências vividas em relação a pessoas, objetos ou ambientes no passado. Vivências positivas criam afeto, que é demonstrado no presente pelas emoções. 

Ódio também é um afeto, tanto quanto amor, e é estabelecido a partir de experiências negativas. E explicitado por meio de emoções relacionadas à raiva.

Por exemplo, uma viagem agradável por uma cidade nunca vista antes cria uma boa experiência, e passa-se a ter afeto por aquela cidade.

Afeto Embotado

Afeto embotado, ou embotamento afetivo, é um conceito da psicologia também é usado pelo direito penal para caracterizar a retração emocional. É um mecanismo de defesa do ego que corresponde à dificuldade de expressar sentimentos.

Sinônimos de Afeto

  • Amor
  • Apego
  • Simpatia
  • Ternura
  • Afeição
  • Estima
  • Carinho
  • Admiração
  • Dedicação

O antônimo de afeto é desafeto, maldade ou indiferença.

Ver também o significado de afetividade.

Saiba também quais são os oito principais tipos de emoções humanas.

O significado de Afeto está na categoria: Geral