Significado de Relacionamento Interpessoal

O que é Relacionamento Interpessoal:

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

O relacionamento interpessoal implica uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade. O conceito de relação social, da área da sociologia, foi estudado e desenvolvido por Max Weber.

O conteúdo de um relacionamento interpessoal pode ocorrer em vários níveis e envolver diferentes sentimentos como o amor, compaixão, amizade e valores compartilhados.

Por outro lado, pode ser marcado por outras situações como litígios, disputas, inimizades, ou outras formas de conflito interpessoal. Os conflitos surgem de divergências e falhas de comunicação entre dois ou mais indivíduos.

Relacionamento intrapessoal

Já o conceito de relacionamento intrapessoal é distinto, mas não menos importante. Este conceito remete para a aptidão de uma pessoa de se relacionar com os seus próprios sentimentos e emoções. Isso vai determinar como cada pessoa age quando é confrontada com situações do dia-a-dia.

Para ter um relacionamento intrapessoal saudável, um indivíduo deve exercitar áreas como a autoafirmação, automotivação, autodomínio e autoconhecimento.

Relacionamento interpessoal no trabalho

No contexto das organizações, o relacionamento interpessoal é de extrema importância. Um relacionamento interpessoal positivo contribui para um bom ambiente na empresa, o que pode resultar em um aumento da produtividade.

No contexto de trabalho, o relacionamento interpessoal saudável é alcançado quando as pessoas conhecem a si mesmas, quando são capazes de se colocar no lugar dos outros e demonstrar empatia.

Também é importante que as pessoas expressem as suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro (assertividade), sejam cordiais e ajam de maneira ética.

A sociologia estadunidense abordou de forma intensiva as questões relacionadas com relações humanas e as suas aplicações no contexto das políticas organizacionais.

Estas relações humanas podem ser categorizadas em:

  • relações industriais (relativas à indústria);
  • laborais (no ambiente de trabalho);
  • relações públicas (relacionamento da empresa com intervenientes do exterior).

Elton Mayo e Fritz Jules Roethlisberger foram dois dos nomes mais sonantes no estudo das teorias das relações humanas.

Data de atualização: 08/01/2021.