Significado da SS (Schutzstaffel)

O que é a SS (Schutzstaffel):

SS - SchutzstaffelSchutzstaffel (conhecido pela sigla SS) é um termo alemão que significa “esquadrilha de proteção”, em português. Foi um grupo fundado em 1925, com o objetivo de proteger Adolf Hitler e os dirigentes do Partido Nazista.

Esse exército nazista se originou a partir do grupo paramilitar Sturmabteilung (SA), que agia de modo semi-independente desde 1923, com o intuito de proteger os membros do Partido.

Adolf Hitler, em 1925, cria a Schutzstaffel em substituição a Sturmabteilung, com o objetivo de controlar e garantir a sua proteção pessoal e de todos os demais dirigentes nazistas.

Os membros da SS eram constituídos pelos chamados “homens de elite”, indivíduos que se enquadravam nos padrões de “pureza” racial defendidos pela ideologia nazista. Esses soldados juravam lealdade total ao Terceiro Reich, sendo que o lema oficial da SS era: “Mein Ehre heißt Treue”, que significa “minha honra é a lealdade”.

Reichsführer (um título de liderança) da SS exigia que os seus membros demonstrassem a sua ascendência ariana até 1750, com a finalidade de criar uma ordem de combatentes de "raça pura".

Até então, a SS era composta por poucos membros (menos de 300 soldados). Somente a partir de 1929, quando Heinrich Himmler assume o comando, que este exército nazista começa a se tornar uma poderosa organização.

Saiba mais sobre o significado do Nazismo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a SS chegou a ter mais de um milhão de membros, tornando-se uma das entidades de maior influência do Terceiro Reich.

A SS ganhou tanto poder durante a liderança de Himmler que, em 1933, esta organização deixou de ser um grupo paramilitar para constituir um exército próprio (chamado de Waffen SS), que se diferenciava e tinha total autonomia da Wehrmacht, as forças armadas tradicionais.

Com o avanço da influência nazista, a SS ainda absorveu outras entidades, como a Gestapo (polícia secreta nazista), a Sicherheitspolizei (polícia de segurança), Ordnungspolizei (polícia civil), e o Einsatzgruppen, um grupo criado em 1939 e responsável em capturar e exterminar os grupos étnicos minoritários.

Aliás, a partir desse ano, a SS passou a comandar todos os Campos de Concentração e Campos de Extermínio construídos nos países ocupados durante a Segunda Guerra Mundial, dando início ao terrível Holocausto.

Para saber mais, veja o significado do Holocausto.

Com o fim de guerra e a derrota do Partido Nazista, a maioria dos membros da SS e o líder Heinrich Himmler foram condenados no Tribunal de Nuremberg por crimes contra a humanidade.

Ver também: o significado da Suástica, que foi adotada como símbolo oficial do Partido Nazista.

O significado da SS (Schutzstaffel) está na categoria: Geral