Significado de Fascista

O que é Fascista:

Fascista é um adjetivo que define algo ou alguém adepto ao fascismo.

O termo fascista pode qualificar qualquer coisa que esteja relacionado aos ideais do fascismo, seja uma pessoa, um regime, uma atitude, etc.

Diz-se que algo ou alguém é fascista quando age de acordo com o fascismo, um regime político marcado por um governo ditatorial, autoritário e violento que ganhou força na Europa no início do século XX.

O fascismo teve início na Itália em 1921 através de um partido político liderado por Benito Mussolini. Em pouco tempo o movimento se espalhou para outros países da Europa, especialmente a Alemanha, onde foi adotado por Adolf Hitler.

Devido as características extremamente negativas do fascismo, o termo fascista é utilizado frequentemente como um insulto.

Características de uma pessoa ou regime fascista

As características de uma pessoa ou regime fascistas são:

Ênfase no militarismo e no uso da força

Os fascistas acreditam que a utilização da força e da violência é justificável para atingir seus objetivos. Por esse motivo, os regimes fascistas que ocorreram na Europa dedicavam quantidades desproporcionais de recursos para o financiamento de armas, negligenciando outras áreas como a saúde e a educação.

Em um governo fascista, a polícia é altamente militarizada e possui autonomia para lidar, de forma violenta, com problemas domésticos que normalmente não necessitariam de participação militar.

Autoritarismo e obsessão com punições

Os fascistas impõe seus ideais de forma autoritária. Os governos fascistas combatem de forma violenta qualquer manifestação contrária ao regime e procuram punir o máximo de indivíduos possíveis para desencorajar a população.

Machismo e discriminação das minorias

Os fascistas são extremamente machistas e preconceituosos com relação às minorias. Na Alemanha, o regime nazista defendia a exclusão das mulheres da política. Na Itália fascista, a maioria dos métodos contraceptivos eram proibidos e a homossexualidade era vista como doença.

Desvalorização dos direitos humanos

Por defenderem o uso da força e da violência, fascistas tendem a desvalorizar os direitos humanos. Nos governos fascistas a proteção da liberdade, da integridade física ou mesmo da vida não são prioridades.

A exemplo dos regimes fascistas ocorridos na Europa, o desprezo pelos direitos humanos era transmitido do governo para o povo, que passava a ser conivente com práticas violentas como prisões arbitrárias, torturas, atos públicos de violência e até mesmo execuções.

Nacionalismo exagerado e paranoico

Devido a fixação com o militarismo e o uso da força, fascistas alimentam um sentimento de nacionalismo exagerado e paranoico, geralmente baseados em um discurso de terror que provoca a insegurança da população.

Como exemplo de nacionalismo exacerbado, o slogan oficial do regime nazista liderado por Adolf Hitler na Alemanha era “Deutschland über alles” que significa “Alemanha acima de tudo”. A ideologia que resultou no holocausto matou milhões de pessoas em nome do nacionalismo alemão.

Uso da religião como forma de manipulação

Os fascistas tendem a utilizar a religião mais popular na região para manipular o povo. Na Itália, Mussolini, mesmo sendo ateu, incorporou o discurso religioso no seu governo para controlar as massas e se manter no poder.

Citações fascistas

“Felizmente para o governo, as pessoas que eles governam não pensam” – Adolf Hitler

“A imprensa da Itália é livre. Mais livre do que a imprensa de qualquer país, desde que ela apoie o regime” - Benito Mussolini

“Eu nunca conduzi um governo para as minorias e nunca conduzirei. Não é bom para a democracia” - Viktor Orbán

Fascista e nazista

Os adjetivos fascista e nazista estão relacionados, respectivamente, ao fascismo e ao nazismo, dois regimes políticos distintos, mas com valores e ideais idênticos.

Os ideais fascistas surgidos na Itália inspiraram o regime nazista alemão, que seguiu o mesmo modelo de governo, mantendo seus ideais, valores e características. Assim, é possível afirmar que todo nazista também é fascista.

Fascista ou facista?

Várias pessoas têm dúvidas em relações à ortografia desta palavra, especificamente entre facista e fascista. Como a palavra deriva do termo "fascismo", a forma correta é fascista e nunca facista, sendo que esta última não existe no dicionário.

Veja também:

Data de atualização: 11/10/2018. O significado de Fascista está na categoria: Geral