Significado de Fascismo

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

O que é Fascismo:

Fascismo é um regime autoritário criado na Itália, que deriva da palavra italiana fascio, que remetia para uma "aliança" ou "federação".

Trata-se de um movimento político antiliberal, que atua contra as liberdades individuais.

Como surgiu o fascismo?

Originalmente o fascismo foi um movimento político fundado por B. Mussolini, em 23 de Março de 1919. No seu início, era composto por unidades de combate (fasci di combattimento).

O fascismo foi apresentado como partido político em 1921. Desde essa altura, a palavra "fascista" é usada para mencionar uma doutrina política com tendências autoritárias, anticomunistas e antiparlamentares, que defende a exclusiva autossuficiência do Estado e suas razões.

fascismoSímbolo do fascismo.

O fascismo é diferenciado das ditaduras militares porque o seu poder está fundamentado em organizações de massas e tem uma autoridade única.

Os seus membros são na sua grande maioria provenientes da classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, ou seja, dos ameaçados pelos fortes intervenientes do grande capital e do sindicalismo comunista.

Quando o fascismo se estabelece no poder, aceita a presença do grande capital e se impõe de forma disciplinadora, impedindo que as organizações operárias defendam a luta de classes (sindicatos, partidos políticos).

Qual é o objetivo do fascismo?

O fascismo é caracterizado por uma reação contra o movimento democrático que surgiu graças à Revolução Francesa, assim como pela furiosa oposição às concepções liberais e socialistas.

O termo fascismo passou a ser usado para englobar os regimes diretamente ligados ao eixo Roma-Berlim e seus aliados e os sistemas de autoridade, que atribuíam ao Estado funções acima daquelas que as democracias lhe entregavam.

É o caso das referências ao "fascismo" espanhol, brasileiro, turco, português, entre outros.

Em 1945, com a queda dos principais estados fascistas e com a divulgação das atrocidades cometidas, o movimento fascista perdeu possibilidades de grandes mobilizações.

Apesar disso, alguns grupos minoritários se mantiveram nos antigos estados fascistas (neofascismo).

Características do Fascismo

Os regimes fascistas têm, entre as suas principais características:

  • a valorização do sentimento de nacionalismo, da proteção do país e a defesa da segurança nacional.
  • se utiliza da presença do militarismo e de preceitos religiosos como formas de controle e manipulação da população.
  • persegue, principalmente através de meios de censura e de uso de violência, as pessoas que são declaradamente opositoras do regime.

Conheça mais sobre as características do Fascismo.

Fascismo na Itália

O fascismo teve a sua origem durante a crise gerada após a I Guerra Mundial e no crescimento do movimento comunista.

Revoluções, guerras civis e crises econômicas conduziram a Itália, e outros países como a Romênia, Turquia, Áustria e Alemanha, à formação de grupos fascistas.

Na Itália, Mussolini, antigo socialista e militar, ocupou o poder depois da "marcha sobre Roma" no dia 28 de Outubro de 1922. A câmara concedeu plenos poderes ao duce (líder, em italiano) e os fascistas ocuparam, pouco a pouco, os postos chave do estado.

mussoliniBenito Amilcare Andrea Mussolini, líder do Partido Nacional Fascista na Itália.

O deputado socialista Matteoti denunciou a corrupção e violência fascistas, tendo sido assassinado pouco depois.

A oposição abandonou o parlamento e Mussolini aproveitou a crise para estabelecer, em Janeiro de 1925, um estado totalitário, que proibiu os partidos políticos e os sindicatos não fascistas.

Através do Pacto de Aço, em 25 de Maio de 1939, o duce se aliou à Alemanha nacional-socialista, levando a Itália a intervir na II Guerra Mundial.

Fascismo e Nazismo

Apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos, o fascismo e nazismo têm diferenças.

O nazismo é frequentemente contemplado como uma forma de fascismo, mas o movimento nazista identificou uma raça superior (raça ariana), e tentou eliminar outras raças, para criar prosperidade para o Estado.

A semelhança entre estes dois regimes é que obtiveram grande popularidade entre os elementos da classe operária, porque criavam medidas de apoio para eles.

Veja também op significado de:

Data de atualização: 29/07/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.