Significado de Terapia Holística

O que é Terapia Holística:

Terapia holística é um tipo de terapia baseada na visão do holismo, que trata problemas e doenças a partir de uma visão global. A terapia holística, diferente de outras áreas terapêuticas, faz uma análise da pessoa como um todo.

O objetivo é ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético.

As terapias holísticas podem tratar diversos problemas como insônia, medo, ansiedade, dores físicas ou musculares e bloqueios energéticos.

Para poder definir qual o tratamento mais adequado o terapeuta holístico analisa o paciente nos aspectos físicos, mentais, espirituais e energéticos. O tratamento é feito dessa maneira porque o holismo acredita que cada indivíduo é único e que todas essas características têm influências umas sobre as outras.

A profissão de terapeuta holístico é reconhecida e regulamentada pelo Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística (CRT).

A auto-observação e auto-ajuda, o despertar da consciência e as terapias com bases mais naturais são conceitos importantes para a terapia holística.

A medicina tradicional também pode ser usada em conjunto com a terapia holística, quando os tratamentos são feitos com base em uma visão global da pessoa . É o que se chama de medicina holística.

Tipos de terapias holísticas

Muitas das terapias holísticas usadas nos tratamentos fazem parte dos ensinamentos da medicina oriental, como aMedicina Chinesa e o Ayurveda. São exemplos de terapias holísticas mais aplicadas:

Veja também o significado de Holístico e visão holística.

Data de atualização: 28/06/2019.