Psicopata
Psicopata é um indivíduo clinicamente perverso, com personalidade psicopática, um transtorno de personalidade grave.
Um psicopata é uma pessoa que sofre um distúrbio psíquico, uma psicopatia que afeta a sua forma de interação social, muitas vezes se comportando de forma irregular e antissocial. Em sentido mais amplo, uma psicopatia é um transtorno causado por uma anomalia orgânica no cérebro.
Geralmente os psicopatas são do sexo masculino, mas também atinge as mulheres, em variados níveis, embora com características diferenciadas e menos específicas que a psicopatia que atinge os homens. O transtorno do psicopata é denominado como sinônimo do diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial (TPA).
Alguns indivíduos com psicopatia leve normalmente não tiveram um histórico traumático. Porém, o transtorno — principalmente nos casos mais graves, tais como sádicos e serial killers — parece estar associado à mistura de três principais fatores:
- Disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos,
- Predisposição genética,
- Traumas na infância como abuso emocional, sexual, físico, negligência, violência, conflitos, separação dos pais, etc.
De maneira geral, nos homens, o transtorno tende a ser mais evidente antes dos 15 anos. Nas mulheres pode passar despercebido por muito tempo, principalmente porque costumam ser mais discretas e menos impulsivas que os homens. Geralmente o transtorno acompanha ambos os sexos por toda a vida.
Como alguns psicopatas são serial killers, existe o erro comum de assumir que todos os psicopatas são pessoas violentas ou assassinas. No entanto, muitos psicopatas não são assassinos. Os psicopatas frequentemente fingem ter sentimentos genuínos em relação a outras pessoas.
Tendo em conta algumas das características de psicopatas, como a capacidade de manipulação e de conquistarem facilmente a simpatia das pessoas, muitas vezes ocupam cargos relevantes onde exercem poder.
Apesar de ser uma condição com difícil tratamento, a psicoterapia ou a prescrição de medicamentos podem melhorar o quadro clínico de um psicopata.
Muitas vezes se confundem psicopata com sociopata. Os psicopatas nascem com características como impulsividade e ausência de medo, o que faz com que busquem condutas de riscos e perigo, terminando muitas vezes em atitudes antissociais, uma vez que são incapazes de se estabelecerem corretamente nas normas sociais.
O sociopata pode apresentar um temperamento que exibe mais suas emoções, tendendo a ser mais instável e impulsivo, também podem ter a capacidade de sentir empatia por algumas pessoas.
Características de um psicopata
Um psicopata é caracterizado por:
- Desvio de caráter,
- Ausência de sentimentos,
- Frieza,
- Insensibilidade aos sentimentos alheios,
- Manipulação,
- Narcisismo,
- Egocentrismo,
- Falta de remorso e de culpa para atos cruéis,
- Inflexibilidade com castigos e punições.
Veja também: