Significado de Visão Holística

O que é Visão Holística:

No modo geral, a visão holística significa observar ou analisar algo ou alguma área da vida de forma global, ou seja, como um todo e não de maneira fragmentada.

A visão holística é muito abordada, por exemplo, no meio empresarial e educacional.

Nesses âmbitos, ela tem por intuito observar e atuar de forma completa e global, seja na administração da empresa ou na formação e educação de um indivíduo.

Visão holística empresarial: o que é e como funciona?

A abordagem de visão holística no meio administrativo é um conceito relativamente novo e que está sendo cada vez mais aceito pelo mundo dos negócios.

Para ser uma empresa que usa técnicas holísticas, a organização precisa ser observada e administrada em seus processos e áreas, em vez de se concentrar apenas em seus componentes específicos, de forma segregada.

Ao usar a abordagem holística para administrar um negócio, a organização garante que a empresa esteja em pleno potencial ao invés de simplesmente ter áreas fortes e frágeis.

teamwork

Neste caso, como funciona a visão holística na prática?

A visão holística empresarial está na capacidade do gestor de olhar para a empresa como um todo e tomar decisões baseado nesta visão.

Sendo assim, ele não compreende a empresa como departamentos pequenos que atuam separadamente, mas como um conjunto de áreas que atuam juntas para o bem comum.

Após essa observação é possível reunir todos os pontos de tomadas de decisão e colocar em papel seus valores mais profundos. É um processo unificador, que ajuda a capacitar as pessoas.

Como as empresas iniciam uma visão holística em sua administração?

A fim de implementar esse processo, muitas empresas optam por buscar ajuda de profissionais, como consultores que ajudarão os diferentes membros da equipe a ver a organização sob uma luz inteiramente nova.

O treinamento para uma estratégia de negócios holística não envolve apenas alguns membros da equipe da organização, mas toda ela.

adm

Visão holística na educação: o que é e como funciona?

A educação holística tem por objetivo o desenvolvimento dos potenciais intelectuais, emocionais, sociais, físicos, artísticos, criativos e espirituais de uma pessoa.

Na educação, deseja criar indivíduos “completos”, que sejam bem equilibrados em sua visão da vida e em sua compreensão pessoal de si mesmos em relação ao mundo.

Enfatiza muito o autoconhecimento, aprendendo a estabelecer metas realistas e alcançáveis.

O aprendizado holístico honra a experiência de vida, tanto as conquistas quanto os bloqueios e fracassos, com foco tanto no que deu certo como no que não correu como planejado.

educacao

Uma abordagem holística no ensino propõe ajudar as crianças a aprender o propósito de por que algo precisa ser aprendido e como isso está conectado à vida real.

As abordagens de aprendizagem envolvem todos os sentidos, ou seja, é muito mais do que apenas memorizar e escrever sobre algo. É sobre conectar o conceito à vida real de um aluno.

Terapia holística: a visão holística na saúde

A saúde holística, muito conhecia por terapia holística, compreende que a saúde ideal não se baseia apenas na ausência de doença, mas no equilíbrio da vida de alguém de forma "inteira”.

A mente, o corpo, o espírito e as emoções são integrados e inseparáveis. A visão holística acredita que o corpo contém um sistema de energia que é o suporte e a vida do corpo físico.

A saúde é alcançada com o tratamento das causas dos sintomas e doenças e não apenas com o alívio momentâneo dos mesmos.

A saúde holística, que se baseia nos fundamentos da medicina funcional, é considerada a saúde do futuro.

Como funciona o tratamento do paciente na terapia holística?

O tratamento holístico da expressão dos sintomas no corpo é feito por meio de abordagens naturais e preventivas.

O indivíduo é encarado como uma pessoa e não como a doença que eles têm ou doenças que exibem.

Além disso, com a terapia holística, a saúde é medida não apenas com a ausência de sintomas e doenças, mas com um estado positivo geral de ser.

Portanto, os indivíduos também têm uma responsabilidade por sua própria saúde total e têm que ser um participante ativo em suas abordagens em relação ao bem-estar e à cura do dia a dia para manter o corpo em equilíbrio.

Quando se trata de saúde holística, os componentes que influenciam a saúde e o equilíbrio do corpo incluem:

  • postura;
  • fatores climáticos;
  • dieta;
  • exercícios;
  • descanso;
  • estresse;
  • toxinas;
  • propósito;
  • saúde sexual e muito mais.

Esses fatores demonstram o relacionamento e as interações entre um indivíduo e seu ambiente que podem influenciar a saúde ótima de um indivíduo.

Veja também o significado de: terapia holística e holístico.

Data de atualização: 28/06/2019.