Cristão: conceito, crenças e denominações cristãs
É o nome dado às pessoas que seguem os ensinamentos e doutrinas do cristianismo, deixados por Jesus Cristo.
Esse termo surgiu no livro de Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento da Bíblia.
Os cristãos creem que existe apenas um Deus, a quem eles chamam de Pai, como Jesus Cristo lhes ensinou. Eles reconhecem Jesus como o filho de Deus e acreditam que Deus, Jesus e o Espírito Santo formam a Trindade Santa.
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. (Atos 11:26)
Quais são as crenças cristãs?
Os cristãos acreditam que Jesus Cristo era o Filho de Deus - totalmente humano e totalmente divino - e que, por acreditarem nele e seguirem seus ensinamentos, podem herdar a vida eterna.
Os cristãos também acreditam que Jesus morreu pela humanidade, que Deus o ressuscitou dos mortos e que Jesus virá novamente no fim dos tempos.
Além disso, os cristãos creem na Trindade, ou nas três partes de Deus: Deus o Pai ou Criador, Deus o Filho (Jesus) ou Redentor, e Deus o Espírito Santo ou Santificador. O Espírito Santo é a presença de Deus no mundo.
Quais são as denominações cristãs?
O cristianismo é dividido em três ramos: católico, protestante e (oriental) ortodoxo. O catolicismo é dirigido pelo Papa e pelos bispos católicos em todo o mundo.
Os ortodoxos (ou ortodoxos orientais) são divididos em unidades independentes governadas por um Santo Sínodo; não há uma estrutura governamental central semelhante ao papa.
Existem numerosas denominações dentro do Cristianismo Protestante, muitas das quais diferem em sua interpretação da Bíblia e compreensão da igreja. Algumas das muitas denominações que se enquadram na categoria do cristianismo protestante incluem:
- Batista
- Episcopal
- Não-Denominacional
- Evangelista
- Metodista
- Presbiteriano
- Pentecostal
- Luterano
- Anglicano
- Evangélico
- Assembleias de Deus
- Discípulos de Cristo
- Igreja unida de Cristo
- Adventista do Sétimo Dia
- entre outras.
Embora as muitas denominações do cristianismo tenham pontos de vista diferentes, defendem tradições separadas e adoram de maneiras distintas, o cerne de sua fé está centrado em torno da vida e dos ensinamentos de Jesus.
Por que existem tantos tipos diferentes de cristãos?
Desde o seu início com um pequeno grupo de seguidores de Jesus, o cristianismo se espalhou por todo o mundo. Hoje, é praticado por bilhões de pessoas.
Como acontece com qualquer grande grupo, o cristianismo experimentou muitas interpretações, desacordos e lutas pelo poder ao longo dos séculos.
Estes levaram ao crescimento de muitos ramos diferentes do cristianismo, interpretando a vida, a morte e a ressurreição de Jesus de diferentes maneiras.
Veja também: