Significado de Trabalho

O que é Trabalho:

Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. Pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, na história, etc.

O trabalho possibilita ao ser humano transformar a natureza para saciar as suas necessidades. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades. É com o trabalho que ele também poderá aperfeiçoá-las.

O trabalho também cumpre um importante papel na socialização dos indivíduos, por ser muitas vezes realizado em conjunto e com um objetivo comum. A realização das tarefas fazem com que sejam desenvolvidas técnicas e essas técnicas são transmitidas culturalmente. É o que acontece no trabalho com terra, por exemplo, cada cultura constrói o seu próprio jeito de plantar e lidar com a terra.

A palavra trabalho tem origem no latim tripalium, um instrumento antigo usado na lavoura. Mais tarde o tripalium era também um objeto romano utilizado para a tortura, tipaliare significava ser torturado.

O dia internacional do trabalhador é celebrado no dia 1 de maio. O dia é uma homenagem a uma greve ocorrida em Chicago, em 1886 e que reivindicava melhores condições de trabalho.

Diferença entre trabalho e emprego

O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira. O emprego é um cargo de um indivíduo em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico ou mental) é remunerado.

O conceito de emprego é bem mais recente do que o de trabalho, e surgiu por volta da Revolução Industrial e se propagou com a evolução do capitalismo.

Trabalho na Física

Em Física, trabalho, é uma grandeza escalar representada em joules (J). O trabalho é a energia transferida a um corpo para que esse se desloque. O trabalho é calculado através de uma fórmula, que é a multiplicação da força, pelo deslocamento.

O trabalho pode ser um número positivo, negativo ou nulo, dependendo da força resultante aplicada ao corpo.

Trabalho na Filosofia

Na filosofia, o trabalho foi tradicionalmente compreendido como uma tarefa menor ao ócio contemplativo. Os indivíduos mais importantes eram aqueles ocupados com atividades ligadas ao pensamento, enquanto o trabalho era compreendido como algo embrutecedor.

Esse pensamento só foi modificado após as revoluções burguesas, quando o trabalho passou a ser reconhecido como produtor de riqueza, dando origem ao pensamento liberal.

Para Marx, na segunda metade do século XIX, o trabalho era entendido como um instrumento de humanização dos indivíduos. Entretanto, no modo de produção capitalista o trabalho torna-se trabalho alienado e o ser humano torna-se coisa, um análogo às máquinas e ferramentas para a produção.

Trabalho na Economia

No âmbito da Economia, o trabalho consiste no esforço humano que pretende satisfazer as necessidades de uma pessoa ou de um grupo.

Na produção, há uma transformação através do trabalho, em geral, da matéria-prima em um produto final, no qual se produz um valor e é comercializado.

Trabalhos Acadêmicos

Trabalhos acadêmicos são tarefas exigidas a alunos que frequentam instituições de ensino universitário e que pretendem desenvolver o espírito crítico e capacidade intelectual dos alunos.

Estes trabalhos podem ser exclusivamente escritos e submetidos à avaliação do professor. No entanto, muitos trabalhos acadêmicos requerem apresentação oral perante um público.

Alguns trabalhos acadêmicos podem ser longos, como a tese (doutorado), dissertação (mestrado), monografia (graduação) e trabalho de conclusão de curso (TCC) para tecnólogos e técnicos.

Há também outros trabalhos mais curtos. Por exemplo: artigos, relatórios, fichamentos, resenhas, comunicações, etc.

Trabalho em Equipe

Trabalho em equipe é quando um grupo realiza um esforço coletivo para atingir um objetivo ou solucionar um problema. É um tema muito debatido em organizações, pois se acredita que todos os funcionários devem saber trabalhar em conjunto, para atingir metas mais rápidas.

Saber trabalhar em equipe é uma qualidade comumente exigida no mercado de trabalho por propiciar a maior eficiência na realização das tarefas.

Trabalho em equipe é também muito importante nos esportes coletivos como futebol, basquete, vôlei, entre outros. Nessas práticas o conjunto é compreendido como sendo superior aos indivíduos.

Trabalho Infantil

Trabalho infantil é o trabalho exercido por crianças e adolescentes, que estejam abaixo da idade mínima legal permitida, o que pode variar em cada país.

No Brasil, qualquer criança ou adolescente, que trabalhe com menos de 16 anos, é considerado trabalho infantil e é proibido por lei.

Além do trabalho infantil ser proibido, qualquer forma de trabalho que seja cruel ou nociva, como tortura e maus tratos, também constituem crime.

O trabalho infantil é ainda muito frequente, principalmente em países pobres e subdesenvolvidos, onde as crianças são sub-remuneradas, potencializando os lucros da produção.

Trabalho voluntário

Há também o trabalho voluntário, que é aquele onde o indivíduo se disponibiliza a exercer uma atividade, sem receber nenhuma remuneração para isso.

Trabalho voluntário é bastante comum para estudantes universitários, que estão em fase de aprendizado, e ainda não buscam receber remuneração por isso. Além disso, o trabalho voluntário está muitas vezes associado a diferentes causas sociais. Algumas ONGs e instituições sem fins lucrativos dependem de pessoas que estão dispostas a trabalhar voluntariamente.

Trabalho Escravo

Trabalho escravo é quando o empregador explora seu empregado. Durante o período escravagista do Brasil, diversos povos africanos foram sequestrados de sua terra natal e trazidos para a colônia para realizar trabalhos forçados.

O trabalho escravo também ocorre em contratações realizadas de forma ilegal, nessas situações, é imposta uma dívida ao trabalhador escravizado e esse deve pagá-la com sua mão de obra. Em geral, são cobrados juros ou novos custos com o objetivo de manter essa relação de trabalho.

Data de atualização: 29/12/2020.