Significado de Ensino superior

O que é o Ensino superior:

Ensino superior é o estudo cursado nas universidades, iniciado depois da conclusão do ensino médio.  O ensino superior completo dá ao aluno a formação em uma área específica, que permite o desempenho de uma profissão que exija formação própria.

A formação em curso superior melhora o currículo profissional e dá mais possibilidades de entrada no mercado de trabalho. O curso de nível superior pode ser feito em universidades, estabelecimentos de ensino superior ou em escolas que ofereçam cursos técnicos.

Tipos de ensino superior

O ensino superior não é somente a graduação feita na universidade. Existem vários tipos de ensino superior, classificados em diferentes níveis: graduação e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Graduação

A graduação é o curso iniciado depois da conclusão do ensino médio. É dividido em três diferentes tipos: bacharelado, licenciatura e ensino técnico

Os cursos de bacharelado e licenciatura possuem alguns pontos em comum. Normalmente são realizados em períodos de quatro a seis anos, dependendo do curso, e oferecem uma formação ampla na área de estudo escolhida. 

A principal diferença entre eles está na formação para o mercado de trabalho depois da conclusão do curso. O bacharelado permite a escolha de diferentes opções de trabalho na área de formação. Já a licenciatura prepara o estudante para a carreira de professor na área escolhida, oferecendo formações específicas em educação.

Já o curso técnico forma o profissional como tecnólogo, dando a ele conhecimentos específicos e práticos sobre o desempenho de uma profissão. O curso técnico dura em média de dois a três anos e dá ao profissional o título de tecnólogo.

Saiba mais sobre o Bacharelado e a Licenciatura.

Depois que a graduação é concluída o ensino superior pode prosseguir, com os cursos chamados de pós-graduação: especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Especialização

A especialização é um tipo de pós-graduação classificado como latu sensu. Isso significa que se trata de um curso realizado após a graduação, especificamente em uma área. 

É uma pós-graduação curta, que costuma durar no máximo dois anos e serve para aprofundar conhecimentos em um ramo específico. A conclusão deste curso torna o profissional especialista na área. 

A especialização pode ser muito útil para profissionais que não desejem seguir na carreira de pesquisadores, já que concede uma especialização sem tanto aprofundamento de pesquisa, como acontece em outras pós-graduações (como mestrado e doutorado).

Ao final do curso o estudante deve apresentar uma dissertação, muito semelhante ao trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação.

MBA

O MBA (Master in Business Administration) é uma especialização destinada às pessoas que possuem graduação na área de administração. É um curso indicado para quem pretende seguir carreira profissional em administração de empresas e em outras áreas, como o empreendedorismo. 

Os cursos de MBA são direcionados para a especialização em uma área específica da administração, como gestão de negócios, de projetos, de pessoas ou marketing.

O MBA tem a duração média de um a dois anos e o estudante deve entregar uma dissertação ao final do curso. Após o fim do MBA o estudante recebe o título de Especialista.

Leia mais sobre o funcionamento de um MBA.

Mestrado

O mestrado é o nível seguinte ao curso de graduação. Ele serve para aprofundar e dar continuidade ao estudo em uma área mais específica dentro da formação escolhida na graduação. É uma pós-graduação strictu sensu pois oferece formação em uma área específica. 

O mestrado pode ser cursado por qualquer estudante que tenha interesse em prosseguir os estudos em sua área profissional, mas, muitas vezes, é a escolha de quem pretende seguir profissionalmente nas áreas de ensino e de pesquisa.

Normalmente um curso de mestrado dura em média dois anos e envolve muitas atividades de leitura e pesquisa. No primeiro ano são cursadas disciplinas relativas à área de aprofundamento de estudo. No segundo ano o mestrando (aluno de mestrado) deve desenvolver e apresentar uma dissertação, que é o trabalho final, resultado dos seus estudos durante o mestrado.

Ao final do mestrado o pesquisador recebe o título de Mestre.

Saiba mais sobre o significado do Mestrado.

Doutorado

O doutorado, também chamado de PhD (Doctor of Philosophy) deve ser cursado depois da conclusão do mestrado. Ele é um nível a mais de aprofundamento na área de estudo escolhida pelo pesquisador. É um curso strictu sensu que prioriza a pesquisa extensa e profunda, tornando o aluno um pesquisador na área escolhida.

Assim como acontece com o mestrado, o doutorado é mais voltado para quem tenha interesse em pesquisa, mas pode ser cursado por todos os profissionais que desejem aprofundar seus estudos em um tema específico.

Em geral um doutorado dura em torno de quatro anos, entre disciplinas cursadas, pesquisa e desenvolvimento da tese. Mas pode se estender por mais tempo, dependendo do andamento e da complexidade da pesquisa realizada.

O doutorando (quem faz o doutorado) deve elaborar uma pesquisa aprofundada sobre o tema. Neste caso o trabalho final é chamado de tese e deve ter um caráter inédito, ou seja, deve conter uma ideia inovadora, uma nova forma de pesquisa ou outra inovação em relação ao tema pesquisado.

Depois da conclusão do doutorado o pesquisador recebe a titulação de Doutor.

Pós-doutorado

O pós-doutorado (também chamado de pós-doc) é a última etapa das pós-graduações e só pode ser feito por quem já obteve o título de Doutor.

Ao contrário do mestrado e do doutorado, no pós-doc o pesquisador não cursa disciplinas e não apresenta uma tese. O curso é totalmente voltado à pesquisa, sendo realizado como um estágio de investigação em alguma instituição relacionada à área de estudo escolhida.

Veja mais detalhes sobre o PhD.

Diferença entre graduação e curso técnico

O ensino superior pode ser cursado como graduação ou como curso técnico. A graduação dá ao profissional uma formação mais ampla na área escolhida.

Já o curso técnico oferece uma preparação mais prática voltada a uma profissão. Mesmo que tenha duração mais curta em relação à graduação, o curso técnico também é considerado ensino superior.

Como ingressar no ensino superior?

Para poder iniciar os estudos de ensino superior o aluno deve prestar vestibular ou fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Na maioria das universidades do Brasil a nota obtida no ENEM é utilizada para definir a lista de aprovados em cursos superiores. A inscrição nos cursos a partir das notas do ENEM é feita pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU).

Leia também os significados de Ensino médio e Ensino fundamental.

Data de atualização: 07/12/2018. O significado de Ensino superior está na categoria: Geral