Significado de Autônoma

O que é Autônoma:

Autônoma é uma pessoa ou algo que age com autonomia, ou seja, por conta própria. Pode ser uma trabalhadora autônoma, alguém que trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com nenhuma empresa.

A palavra autônoma é o feminino de autônomo.

Veja também: autonomia.

A pessoa autônoma é alguém que age por si, que não possui vínculos com outras pessoas, empresas e instituições.

O conceito de autônoma pelo direito brasileiro é daquela que é livre para gerir sua vida.

Não existe uma profissão "autônoma", na verdade a autonomia é a condição da profissão. Então a pessoa pode dizer, por exemplo, que sua profissão é vendedora e acrescentar o autônoma para registrar que trabalha por conta própria, de forma independente. Mas apenas a expressão autônoma não explica qual a função que é exercida.

Uma vendedora autônoma de roupas, por exemplo, é alguém que vende vestuário por conta própria, sem ter uma loja física ou virtual. A função exige que a pessoa se desloque com diversas peças para a venda, mostrando na casa das clientes as roupas, ou às vezes recebendo em sua própria casa. É preciso um controle rígido e atencioso dos gastos e do estoque, visto que a pessoa trabalha sozinha.

Uma região autônoma é uma área geográfica com determinado grau de autonomia perante o Estado ao qual pertence. Normalmente que se governa por leis próprias, diferentes da nação ao redor. Buenos Aires, por exemplo, é uma cidade autônoma da Argentina.

Data de atualização: 26/11/2016.