Significado de À noite todos os gatos são pardos

O que significa a frase À noite todos os gatos são pardos:

À noite todos os gatos são pardos” é uma expressão popular da língua portuguesa que remete a ideia de que todas as coisas são semelhantes ou iguais no escuro.

Interpretando este provérbio a partir de um ponto de vista literal e físico, compreende-se que em ambientes com pouca luminosidade, as coisas são dificilmente distinguíveis ou reconhecíveis pelos seres humanos. Isso acontece devido a incapacidade que as pessoas possuem para enxergar no escuro.

A escuridão ou baixa iluminação é capaz de camuflar aspectos físicos que só são visíveis sob determinadas conduções de luz. Um exemplo é quando alguém veste uma roupa que está desbotada, sendo que este detalhe passa despercebido quando está em lugares escuros.

De acordo com a explicação científica, os olhos humanos possuem células responsáveis pela visão colorida, no entanto, em condições ambientais de pouca luz, estas células são menos sensíveis do que as que distinguem intensidades de brilho.

Ou seja, os olhos passam a captar variações de brilho, fazendo com que a visão distinga tonalidades de preto e branco. Assim, as coisas parecem ser acinzentadas ou pardas no escuro.

No entanto, quando este ditado popular é analisado metaforicamente, seu significado por estar relacionado com a ideia de que em meio a uma multidão as particularidades não são enxergadas.

Saiba mais sobre o significado de outras expressões populares.

Data de atualização: 04/11/2015. O significado de À noite todos os gatos são pardos está na categoria: Expressões Populares

Significados Populares