Significado de Aham

O que é Aham:

Aham é uma expressão usada para afirmar ou confirmar um fato. Pode ter o significado de “sim”, “entendo” e outros termos correspondentes, como também pode significar “não” em alguns casos.

Em um ato comunicativo tem a função de manter aberta a via de comunicação, mostrando ao interlocutor que este está acompanhando a conversa (isso não significa que está interessado no que o outro fala). Na linguagem exerce a função fática.

Em determinadas situações pode ser usado de forma irônica, como é o caso da expressão “Aham, sei”, que é usada para mostrar desconfiança ou descrença no que fala o interlocutor.

A palavra “aham” também se encontra associada à expressão “Aham, Cláudia, senta lá”, que se tornou popular através de um vídeo divulgado na internet e protagonizado pela apresentadora Xuxa, no início da sua carreira.

No vídeo uma das crianças se aproxima para lhe dizer ou mostrar algo. Mas, atrapalhada com as irrequietas crianças no palco, Xuxa se vira de forma rápida e sem dar muita atenção para o que a garotinha pretendia.

A expressão se popularizou e passou a ser utilizada quando o ouvinte não está muito interessado no que o interlocutor diz, ignorando os seus comentários.

“Aham, Cláudia, senta lá” é exemplo de uma frase que se tornou um meme de internet.

Data de atualização: 22/06/2013. O significado de Aham está na categoria: Geral