Significado de Arcabouço

O que é Arcabouço:

Arcabouço é uma estrutura, o esqueleto no caso dos humanos e animais, e também um conjunto em que algo é baseado e construído. 

No sentido figurado, arcabouço é a capacidade de produzir algo. Ter um arcabouço teórico quer dizer ter a base ou direcionamentos intelectuais formados a partir da leitura de uma bibliografia. Constitui o instrumental necessário para compreender novas teorias, desenvolver teses ou simplesmente embasar uma opinião.

As palavras que servem como sinônimos para arcabouço são: esqueleto, carcaça, estrutura, armação, esboço e preparo.

O arcabouço ósseo é a armação formada pelas costelas e outros ossos que constituem o tórax.

Arcabouço geológico é o conjunto de rochas de determinada região, que determina quais os recursos minerais disponíveis para aquela estrutura.

Arcabouço conceitual é uma espécie de grade de conceitos utilizados para desmembrar um problema específico, para buscar diferentes soluções a partir de mais de uma perspectiva. Também pode ser chamado de framework.

Arcabouço Legal

Arcabouço legal ou arcabouço jurídico constitui a legislação básica, aquelas leis e normas que são o embasamento de todas as outras dentro do ordenamento jurídico.

É a partir do arcabouço legal ou jurídico que vão atuar os juristas, os legisladores e os advogados. 

O arcabouço legal do SUS, por exemplo, é formado pelo conjunto de leis que determina o que é o SIstema Único de Saúde no Brasil e de que forma ele atua. Está previsto na Constituição Federal de 1988, na Lei Orgânica da Saúde (Lei N. 8.080/1990), na Lei N. 8.142/1990, Lei N/ 12.401/2011, Lei N. 12.466/2011 e Decreto N. 7.508/2011.

O significado de Arcabouço está na categoria: Geral