Significado de Intrínseco

O que é Intrínseco:

Intrínseco é um adjetivo masculino que significa íntimo, interno, inerente, constitutivo e classifica algo que está no interior. O antônimo de intrínseco é extrínseco.

Esta palavra tem origem no termo em latim intrinsecus e também pode significar algo que está na parte de dentro de outra coisa e que é fundamental para a sua existência.

No contexto do investimento em ações e opções, a expressão valor intrínseco significa o valor real de alguma coisa. Neste caso, o valor intrínseco é obtido através da relação do preço da ação com o prêmio de exercício da opção. No caso de uma moeda, o valor intrínseco corresponde ao seu valor do peso do metal em relação à sua cotação no mercado.

Envelhecimento intrínseco

O envelhecimento intrínseco, ou envelhecimento cronológico, é o envelhecimento que ocorre com a passagem do tempo. No ser humano, os sinais mais visíveis do envelhecimento intrínseco começam a aparecer depois dos 40 anos. Por outro lado, o envelhecimento extrínseco corresponde ao envelhecimento que acontece graças a elementos externos, como fatores ambientais, por exemplo.

Data de atualização: 02/01/2014.