Esqueleto

Rubens Castilho
Revisão científica por Rubens Castilho
Professor de Biologia

O esqueleto é a estrutura que dá sustentação ao corpo humano e de outros animais, é formado por ossos e cartilagem.

Suas principais funções são o suporte do corpo, proteção da estrutura interna, realização de movimentos e reserva de minerais.

O esqueleto humano é dividido em axial e apendicular, sendo composto, em uma pessoa adulta, por 206 ossos.

Anatomia do esqueleto

O esqueleto humano tem 206 ossos. Esse número pode variar conforme a idade, crianças geralmente têm mais ossos do que os adultos.

Os ossos humanos podem ter dimensões muito diversas, sendo longos como fêmur (osso da coxa) e o úmero (osso do braço), ou curtos (por exemplo: ossos do carpo, nas mãos), planos (como o crânio) ou ainda com formatos irregulares (como as vértebras).

O maior osso do corpo humano é o fêmur. Já o menor é o estribo, que fica dentro do ouvido e é essencial para a audição. Os ossos são feitos de colágeno e sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio.

Veja os principais ossos humanos:

Esqueleto humano com o nome dos ossos visto de frente.

Clique para ampliar a imagem.

Esqueleto humano com o nome dos ossos visto de costas

Clique para ampliar a imagem.

Divisão do esqueleto humano: axial e apendicular

O esqueleto é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. O axial é formado pelos ossos da estrutura principal do corpo humano: cabeça, coluna vertebral e caixa torácica.

Além do suporte, o esqueleto axial serve especialmente para proteger órgãos importantes. Na cabeça, o crânio protege o encéfalo, a coluna vertebral protege a medula espinhal e a caixa torácica protege o coração e os pulmões.

O esqueleto apendicular é composto pelos membros superiores e inferiores, ou seja, braços e pernas. Também fazem parte desse esqueleto os ossos da região da cintura e da pélvis.

O apendicular tem como função central garantir a mobilidade e a realização de movimentos. O esqueleto humano é assim segmentado para agrupar os ossos conforme a sua principal função, ajudando no estudo do organismo.

Função do esqueleto

O esqueleto tem várias funções essenciais para o funcionamento do corpo humano, veja quais são:

  • Suporte do corpo - é o esqueleto que estrutura o corpo humano dando a forma que possui;
  • Proteção de órgãos - o esqueleto protege os órgãos humanos de agressões externas. Os principais órgãos têm conjunto de ossos ao seu redor para não ficarem tão expostos;
  • Movimentação - também é o esqueleto, juntamente com os músculos, que permite que o corpo humano realize movimentos. Desde andar, correr, segurar objetos ou mesmo falar;
  • Armazenamento de minerais - são nos ossos que mineiras essenciais para o desenvolvimento do corpo ficam armazenados, como o cálcio e o fósforo;
  • Apoio muscular - o esqueleto seve de suporte para os músculos (e outros tipos de tecidos moles), possibilitando a realização de movimentos;
  • Produção de células sanguíneas - é na médula óssea que as células sanguíneas (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas) são produzidas.

Veja também: sistema cardiovascular, sistema nervoso e sistema digestório.

Rubens Castilho
Revisão científica por Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar