Esqueleto
O esqueleto é a estrutura que dá sustentação ao corpo humano e de outros animais, é formado por ossos e cartilagem.
Suas principais funções são o suporte do corpo, proteção da estrutura interna, realização de movimentos e reserva de minerais.
O esqueleto humano é dividido em axial e apendicular, sendo composto, em uma pessoa adulta, por 206 ossos.
Anatomia do esqueleto
O esqueleto humano tem 206 ossos. Esse número pode variar conforme a idade, crianças geralmente têm mais ossos do que os adultos.
Os ossos humanos podem ter dimensões muito diversas, sendo longos como fêmur (osso da coxa) e o úmero (osso do braço), ou curtos (por exemplo: ossos do carpo, nas mãos), planos (como o crânio) ou ainda com formatos irregulares (como as vértebras).
O maior osso do corpo humano é o fêmur. Já o menor é o estribo, que fica dentro do ouvido e é essencial para a audição. Os ossos são feitos de colágeno e sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio.
Veja os principais ossos humanos:
Divisão do esqueleto humano: axial e apendicular
O esqueleto é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. O axial é formado pelos ossos da estrutura principal do corpo humano: cabeça, coluna vertebral e caixa torácica.
Além do suporte, o esqueleto axial serve especialmente para proteger órgãos importantes. Na cabeça, o crânio protege o encéfalo, a coluna vertebral protege a medula espinhal e a caixa torácica protege o coração e os pulmões.
O esqueleto apendicular é composto pelos membros superiores e inferiores, ou seja, braços e pernas. Também fazem parte desse esqueleto os ossos da região da cintura e da pélvis.
O apendicular tem como função central garantir a mobilidade e a realização de movimentos. O esqueleto humano é assim segmentado para agrupar os ossos conforme a sua principal função, ajudando no estudo do organismo.
Função do esqueleto
O esqueleto tem várias funções essenciais para o funcionamento do corpo humano, veja quais são:
- Suporte do corpo - é o esqueleto que estrutura o corpo humano dando a forma que possui;
- Proteção de órgãos - o esqueleto protege os órgãos humanos de agressões externas. Os principais órgãos têm conjunto de ossos ao seu redor para não ficarem tão expostos;
- Movimentação - também é o esqueleto, juntamente com os músculos, que permite que o corpo humano realize movimentos. Desde andar, correr, segurar objetos ou mesmo falar;
- Armazenamento de minerais - são nos ossos que mineiras essenciais para o desenvolvimento do corpo ficam armazenados, como o cálcio e o fósforo;
- Apoio muscular - o esqueleto seve de suporte para os músculos (e outros tipos de tecidos moles), possibilitando a realização de movimentos;
- Produção de células sanguíneas - é na médula óssea que as células sanguíneas (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas) são produzidas.
Veja também: sistema cardiovascular, sistema nervoso e sistema digestório.
- Sistema respiratório: o que é, função e anatomia
- Sistema Cardiovascular
- Sistema nervoso
- Significado de Estrutura
- Omoplata
- Sistema digestório
- Sistema nervoso simpático e parassimpático (funções, diferença e o que são)
- Neurotransmissores
- O que é sinapse, quais os tipos e como ocorrem
- Genótipo e Fenótipo: entenda o que são e suas características