Significado de Referencial teórico

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

O que é um Referencial teórico:

Referencial teórico é um resumo de discussões realizadas por outros autores e autoras sobre determinado assunto. Serve como embasamento e articulação com o tema desenvolvido em trabalhos científicos e acadêmicos.

O referencial teórico também é conhecido como Embasamento Teórico, Revisão Bibliográfica, Revisão da Literatura ou Estado da Arte. Em geral, há um capítulo específico do trabalho em que é apresentado esse referencial teórico.

Para fazer um referencial teórico é necessário consultar as referências bibliográficas condizentes com a área de estudo a ser trabalhada e verificar as pesquisas realizadas por outras pessoas sobre a temática escolhida.

Em outras palavras, o investigador deve deixar evidente que para atingir seus resultados, teve como suporte esse recorte teórico. Para isso, é importante que haja uma coerência interna entre as referências e o modo como foi realizada a investigação.

No referencial teórico, são apresentados os mais importantes conceitos, justificativas e características sobre o assunto abordado do ponto de vista da análise feita por outros autores.

Também é importante escrever sobre os resultados das pesquisas que foram obtidas previamente, indicando os respectivos responsáveis pelas análises através de citações diretas ou indiretas.

Lembrando que todas as referências aos autores externos devem seguir o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Saiba mais sobre a ABNT.

O referencial teórico serve para dar respostas às questões ontológicas (quem é o investigador) e epistemológicas (o conhecimento adquirido ao longo dos estudos). Deve unir-se ao referencial metodológico que sustenta as opções sobre os métodos de recolha e análise de dados aplicados à pesquisa.

Um dos principais objetivos do referencial teórico para um projeto de pesquisa é criar um plano de sustentação argumentativo sobre o tema a ser abordado, servindo como comparação aos resultados obtidos.

Pesquisadores inexperientes poderão conseguir as fontes necessárias para o referencial teórico de seus trabalhos a partir de indicações de professores especialistas em determinadas áreas de pesquisa. Livros, artigos, teses e outros materiais podem servir de fonte para a construção do referencial teórico.

Ver também: significado de TCC e como fazer a metodologia para o TCC.

Referencial bibliográfico

Consiste numa listagem com todos os livros, artigos, jornais, documentos eletrônicos e demais materiais utilizados como fonte de consulta para a confecção do trabalho científico.

O referencial bibliográfico deve ser apresentado por ordem alfabética, indicando autor ou autora, nome do livro ou título do artigo, local, edição e páginas que foram consultadas.

A ABNT também define as normas corretas para a produção e apresentação da referência bibliográfica, que costuma ser chamada de “bibliografia”.

Saiba mais sobre Bibliografia e Embasamento.

Data de atualização: 15/12/2020.


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).