Significado de Referencial teórico

O que é um Referencial teórico:

Referencial teórico faz parte dos trabalhos científicos e acadêmicos, e consiste num resumo de discussões já feitas por outros autores sobre determinado assunto, servindo como embasamento para o desenvolvimento de um tema específico.

Também conhecido como Embasamento Teórico ou Revisão Bibliográfica, para fazer um referencial teórico é necessário consultar as referências bibliográficas que são condizentes a área de estudo a ser trabalhada, ou seja, verificar as pesquisas previamente feitas por alguns autores sobre a temática escolhida para ser desenvolvida.

No referencial teórico são apresentados os mais importantes conceitos, justificativas e características sobre o assunto abordado, do ponto de vista da analise feita por outros autores. Também é importante escrever sobre os resultados das pesquisas que foram obtidas previamente, indicando os respectivos responsáveis pelas analises.

Lembrando que todas as referências aos autores externos devem seguir o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Saiba mais sobre a ABNT.

Um dos principais objetivos do referencial teórico para um projeto de pesquisa, por exemplo, é criar um plano de sustentação argumentativo sobre o tema a ser abordado, dando embasamento e servindo como comparação em relação aos resultados a serem obtidos a partir do trabalho em desenvolvimento.

Os pesquisadores inexperientes poderão conseguir as fontes necessárias para o referencial teórico de seus trabalhos a partir de indicações de professores especialistas em determinadas áreas de pesquisa. Livros, artigos, teses e outros materiais podem servir de fonte para a construção do referencial teórico.

Ver também: significado de TCC.

Referencial bibliográfico

Consiste numa listagem com todos os livros, artigos, jornais, documentos eletrônicos e demais materiais utilizados como fonte de consulta para a confecção do trabalho científico.

Normalmente, o referencial bibliográfico deve ser apresentado por ordem alfabética, indicando o nome do livro, a edição, o autor e as páginas que foram consultadas.

A ABNT também define as normas corretas para a produção e apresentação do referencial bibliográfico, que costuma ser chamado de “bibliografia”.

Saiba mais sobre Bibliografia e Embasamento.

Data de atualização: 10/03/2017.