Significado de Autodidata

O que é Autodidata:

Autodidata é um adjetivo e substantivo de dois gêneros, utilizado para designar uma pessoa que tem a capacidade de aprender algo por conta própria, sem o auxílio de um professor ou mentor. Alguém que aprende alguma coisa sozinho. 

Exemplo: "Ela é autodidata em inglês".

As pessoas autodidatas são conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo, seja um assunto, um instrumento musical, um idioma, entre outras coisas. Sem a ajuda de um professor que possa instruir os primeiros passos, o autodidata enfrenta bastante dificuldade no começo do processo de aprendizado.

O processo de aprendizagem autodidata inclui uma pesquisa intensa sobre o assunto que deseja dominar, além do continuo exercício, a partir da técnica do "erro e acerto".

Muitas vezes, os autodidatas são confundidos com os nerds ou CDFs (indivíduos que gostam muito de estudar), no entanto a diferença está no gosto de estudar sem a ajuda de alguém, enquanto que os nerds apenas gostam de estudar, seja como (ou com quem) for. Na realidade, os autodidatas sentem mais prazer no processo de aprendizagem do que no resultado final.

O autodidatismo não é considerado um "dom nato", ou seja, uma característica que nasce com o indivíduo. Todo mundo pode ser autodidata, teoricamente. Porém, existem algumas pessoas que consideram o autodidatismo um método mais "fácil" de aprender, encarando o ensino com um professor como algo insatisfatório.

Em inglês, a palavra autodidata pode ser traduzida para autodidact ou self-taught.

O significado de Autodidata está na categoria: Geral