Significado de Mindset

O que é Mindset:

Mindset é uma palavra em inglês que significa “mentalidade” ou “configuração mental”. É a forma como uma pessoa pensa e encara os desafios da vida. Assim, o mindset determina de que forma reagimos diante das mais diversas situações que nos acontecem no dia a dia, sejam elas favoráveis ou não.

Portanto, o mindet (ou mentalidade) é o que orienta nossa vida. Coachings costumam fazer uso do conceito de mindset para ajudar seus clientes. Segundo esses especialistas, para corrigir comportamentos que impedem o desenvolvimento pessoal e profissional, é necessário, antes de mais nada, rever a forma de pensar. Ou seja: mudar comportamentos exige uma mudança de mindset.

O que é mindset fixo

O mindset fixo é a crença de que nossas qualidades não mudam. Pessoas com essa mentalidade creem que são portadoras de determinadas características, sejam elas de inteligência ou de caráter, e essas características ou habilidades existem em quantidade limitada. Não há possibilidade de transformação.

Foi a psicóloga americana Carol Dweck, da Universidade de Stanford, quem desenvolveu o conceito de mindset fixo no livro Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso. Para explicar o que é mindset fixo, ela narra um experimento que fez com crianças para avaliar a forma como elas enfrentavam desafios.

Ela apresentou a essas crianças alguns quebra-cabeças de altíssima dificuldade. Diante do erro, algumas delas reagiram de forma negativa, como se, submetidas a um teste, tivessem falhado. Para elas, o erro tomou a dimensão de algo trágico.

Segundo Dweck, pessoas com mindset fixo vivem constantemente entre os polos sucesso-fracasso, aceitação-rejeição, vitória-derrota. Crentes de que suas qualidades são imutáveis, essas pessoas tentam provar a si mesmas e aos outros que possuem qualidades e tendem a não reagir bem diante de uma situação em que sentem que fracassaram.

O que é mindset de crescimento

O mindset de crescimento é o oposto da mentalidade fixa. Ao invés de apostar em qualidades inalteráveis, a pessoa com a mentalidade de crescimento acredita, sim, que tem qualidades, mas que isso é apenas o início de um longo processo de desenvolvimento.

Em sua pesquisa, Carol Dweck observou que outras crianças reagiram de uma forma mais positiva. Não se sentiram incapazes e derrotadas diante dos desafios super difíceis que lhes foram propostos, mas encararam aquilo como uma oportunidade de crescimento.

Pessoas com mentalidade de crescimento creem que podem aperfeiçoar constantemente suas aptidões. Esse tipo de mentalidade, diz Dweck, não está presa ao “agora”, como as pessoas de mindset fixo. O mindset de crescimento tem a ver com a ideia do “ainda” - ou seja, a noção de que os desafios são uma excelente oportunidade de aprendizado.

Veja também:

Data de atualização: 16/11/2020.