Comunismo e Socialismo

Comunismo e socialismo são estruturas econômicas e políticas que, apesar de possuírem os mesmos objetivos, são distintas entre si.

Ambas as doutrinas são opostas ao capitalismo e buscam eliminar todos os tipos de desigualdade social, acabar com a exploração dos trabalhadores e, com isso, pôr fim à divisão de classes. Por esses motivos, tanto o comunismo quanto o socialismo são classificados no espectro político como regimes de esquerda.

Símbolo Comunismo

A foice e o martelo são os símbolos do comunismo e do socialismo e, juntos, representam a união da classe operária industrial e dos trabalhadores agrícolas.

Embora os termos sejam frequentemente usados como sinônimos, cada um consiste em um regime próprio com características específicas.

Diferenças entre comunismo e socialismo

As principais diferenças entre o comunismo e socialismo podem ser vistas na tabela a seguir:

ComunismoSocialismo
Governo

O comunismo prevê o total desaparecimento do governo.

O socialismo não prevê o fim do governo.

Distribuição da ProduçãoA produção é distribuída de acordo com as necessidades de cada um.

A produção é distribuída de acordo com a contribuição de cada um.

Estrutura Social

As diferenças de classe são totalmente eliminadas.

As diferenças de classe são amenizadas.

Propriedade Privada

É abolida. Todos os bens são comuns.

Bens pessoais como casas e roupas são de propriedade privada do indivíduo, mas os meios de produção pertencem ao povo (ainda que controlados pelo Estado).

Características do Comunismo

O comunismo foi concebido por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848 através do Manifesto Comunista. No documento, os filósofos apontaram que a história descreve um eterno conflito entre os trabalhadores (proletariado) e os donos dos meios de produção (burguesia).

Marx - Engels

Karl Marx e Friedrich Engels, autores do Manifesto Comunista.

No manifesto, Karl Marx e Engels descreveram o comunismo como um regime no qual toda a produção pertence à classe trabalhadora e é distribuída de acordo com a necessidade de cada um. Dessa forma, no comunismo não existem ricos e pobres. Além disso, em uma sociedade comunista todos os indivíduos trabalham para o mesmo objetivo e ninguém recebe mais por trabalhar mais.

Marx previa que após a revolução comunista (que nunca ocorreu), o proletariado tomaria o controle de todos os meios de produção e isso causaria o desaparecimento do governo. Em seguida, os trabalhadores estabeleceriam uma sociedade sem divisão de classes e baseada na propriedade comum, na qual a produção e o consumo atingiriam um equilíbrio. Nota-se, portanto, que o comunismo é um regime de extrema-esquerda.

Países Comunistas

Apesar de o termo comunismo ser frequentemente utilizado, nenhum país do mundo conseguiu estabelecer os ideais previstos no Manifesto Comunista (em especial a abolição total do governo). Por esse motivo, especialistas afirmam que nunca existiu um país realmente comunista, mas apenas países socialistas com ideais comunistas.

No entanto, mesmo não preenchendo os requisitos do regime, ao longo da história e ainda hoje, alguns países se consideram comunistas, tais como:

  • China
  • Coreia do Norte
  • Cuba
  • Laos
  • Vietnã
  • União Soviética

Características do Socialismo

O socialismo é um regime político e econômico que busca eliminar as desigualdades sociais e as divisões de classe, mas não prevê o fim do governo.

No socialismo, os meios de produção, apesar de pertencerem à população, ainda são controlados pelo governo, que regula e paga salários que podem ser gastos da forma que o trabalhador desejar. Assim, a administração dos recursos é delegada ao Estado, que os distribui de forma igualitária. Geralmente, a distribuição ocorre na forma de políticas sociais que supram as necessidades da população como moradia, educação e saúde.

Punho e Rosa - Socialismo

O punho erguido (ou punho cerrado) e a rosa vermelha também são símbolos relacionados ao socialismo. O punho representa a a resistência contra a opressão e a rosa simboliza o sentimento de comunidade e cuidado com o próximo.

Embora o socialismo já existisse antes do Manifesto Comunista, o sentido mais popular do termo se baseia fortemente nas ideias de Marx e Engels. No manifesto, os filósofos criticaram algumas formas de socialismo já concebidas na época e descreveram o regime como um estágio de transição obrigatório que precede o comunismo. As reflexões contidas no documento serviram como base para o surgimento do chamado Marxismo.

Leia mais sobre as Características do Socialismo.

Países Socialistas

É importante esclarecer que o socialismo não é um modelo fixo e, como qualquer sistema político, possui diversas variações ao redor do mundo. Além disso, a maioria dos países capitalistas também implementam políticas de caráter socialista, entre as quais se destacam a educação pública, saúde pública, seguridade social, etc.

Ao contrário do comunismo (que nunca foi realmente estabelecido), inúmeros países já implementaram alguma forma de governo socialista, tais como:

  • Venezuela
  • Uruguai
  • África do Sul
  • Síria
  • Nepal
  • Chipre
  • Sri Lanka

Veja também:

Data de atualização: 05/07/2018. Comunismo e Socialismo está na categoria: Geral