Clichê: entenda o que é (com exemplos)
Clichê é uma expressão, ideia ou fórmula narrativa excessivamente repetida, que acaba se tornando previsível e desgastada — um verdadeiro chavão.
Em geral, os clichês são construções prontas, que circulam amplamente na fala e na escrita. Seu uso frequente pode comprometer a credibilidade do discurso, fazendo com que o texto ou a fala percam originalidade e frescor, parecendo meras cópias de conteúdos anteriores.
Frases como "só acaba quando termina", "por último, mas não menos importante", "pensar fora da caixa" ou "nem tudo o que parece é" são exemplos típicos de clichês — expressões repetidas à exaustão, muitas vezes sem reflexão sobre seu real significado.
O mesmo ocorre com certas narrativas que se tornaram clichês por serem recontadas inúmeras vezes sob diferentes formas. O clássico enredo do casal apaixonado, mas impedido de viver seu amor por pertencer a famílias ou grupos rivais, remete imediatamente à tragédia de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, escrita no final do século XVI.
Outro exemplo é o arquétipo do herói que enfrenta inúmeros desafios até conquistar a vitória no final — uma estrutura narrativa que remonta à Odisseia, de Homero, composta no século IX a.C.
Em essência, o clichê nasce da repetição e da imitação. Ao se tornar um lugar-comum, perde o impacto e a capacidade de surpreender, tornando-se um elemento previsível e pouco criativo da comunicação.
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