Significado do Complexo de Electra

O que é o Complexo de Electra:

Complexo de Electra é uma fase do desenvolvimento psicossexual das crianças do sexo feminino, de acordo com a psicanálise. Consiste na etapa em que a filha passa a se sentir atraída pelo próprio pai, disputando com a mãe a atenção deste homem.

A expressão “Complexo de Electra” foi criada pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung, em referência ao mito grego de Electra.

De acordo com a mitologia grega, Electra era filha de Clitemnestra e Agamemnon. Ficou imortalizada por ter planejado a morte da própria mãe, como uma vingança por esta ter assassinado o seu pai.

O criador da Psicanálise, Sigmund Freud, por exemplo, não aceitava o uso de “Complexo de Electra” como termo adequado para descrever esse fenômeno psíquico.

De acordo com Freud, o mito de Electra faz uma analogia aos dois sexos (masculino e feminino), pois teria sido o irmão de Electra a matar a sua mãe, mesmo sendo este ato uma ordem da jovem.  

Por isso, sob a perspectiva freudiana, o Complexo de Electra é referido como Complexo de Édipo Feminino.

Segundo algumas doutrinas psicanalíticas, o Complexo de Electra se manifesta entra os três e cinco primeiros anos de vida da menina.

Durante os 3 primeiros anos de vida, a criança mantém um vínculo afetuoso muito grande com a figura materna. Porém, a partir desta idade passa a querer chamar a atenção do pai e, para isso, inicia uma fase de imitação dos comportamentos da mãe.

Brincar com a maquiagem, os vestidos, os sapatos e outros objetos da mãe pode ser sintomas de que a menina está a passar pelo Complexo de Electra. Inconscientemente, ao ter esse comportamento, a criança anseia atrair a atenção do pai.

Para que haja a superação do Complexo de Electra, os psiquiatras aconselham que os pais conversem com a filha sobre o amor, ajudando-a a diferenciar os tipos de sentimentos que existem entre pai-filha e marido-esposa.

De acordo com a psicanálise, caso o Complexo de Electra não seja corretamente ultrapassado, a menina pode enfrentar diversos problemas na vida adulta, como dificuldade em lidar com relacionamentos amorosos, dificuldades em assumir responsabilidades, projetar a figura paterna nos seus relacionamentos futuros ou até criar uma relação conflituosa com a própria mãe.

Vale ressaltar que o sentido das palavras “atração” e “desejo”, neste contexto, não devem ser totalmente comparadas ao sentimento que os adultos possuem.

Ver também: o significado de Psicologia.

Complexo de Édipo

Ao contrário do Complexo de Electra, o de Édipo se caracteriza pelo desenvolvimento do desejo que o filho (do sexo masculino) sente pela figura materna.

Assim como na versão feminina, o Complexo de Édipo se desenvolve entre os três e cinco primeiros anos de vida da criança.

Freud foi o responsável por criar o estudo que originou o Complexo de Édipo, baseando-se no mito grego do “Édipo Rei” que, de acordo com a lenda, teria assassinado o pai e se casado com a própria mãe.

Saiba mais sobre o significado do Complexo de Édipo.

Data de atualização: 29/05/2018. O significado do Complexo de Electra está na categoria: Geral