Significado de Monotonia

O que é Monotonia:

Monotonia é a qualidade do que é monótono, significa falta de variação, invariabilidade de tom, sensaboria ou insipidez.

Quando uma pessoa utiliza sempre o mesmo tom de voz, estamos perante monotonia, sendo que em muitos casos, uma pessoa que apresenta essa característica é considerada enfadonha. A monotonia também pode estar presente numa obra literária, quando o autor apresenta uma forma de escrita que não entusiasma o leitor.

No âmbito da pintura, a monotonia se refere à ausência de gradações nos tons, o que torna a obra menos apelativa para o observador.

Na vida pessoal, a monotonia pode levar ao tédio, porque está relacionada com rotinas e regularidade. Uma vida monótona é caracterizada por uma falta de alteração de hábitos, onde estão presentes sempre as mesmas tarefas e horários.

Monotonia na Matemática

No contexto da matemática, a monotonia é a característica de uma função (entre dois conjuntos ordenados) quando essa função mantém ou inverte a relação de ordem.

Monotonia no trabalho

A monotonia é bastante habitual no mundo do trabalho. Em algumas áreas de atividade, onde o trabalhador deve realizar tarefas mecânicas de forma repetida, a monotonia surge como uma desmotivação para o trabalhador, pois ele não precisa se empenhar para cumprir as suas tarefas. A monotonia no trabalho pode resultar em dores musculares ou transtornos psiquiátricos como a depressão.

Data de atualização: 04/08/2013.