Significado de Complacente

O que significa Complacente:

Complacente é um adjetivo de dois gêneros na língua portuguesa, utilizado para qualificar algo ou alguém dotado de complacência, ou seja, que é benevolente, compreensivo ou gentil.

Quando se diz que determinada pessoa é complacente, significa que é conhecida por ser amável, prestativa, e que gosta de agradar as outras pessoas.

Entre alguns dos principais sinônimos de complacente, destaca-se: condescendente, indulgente, cortês, tolerante, amável, gentil, benevolente, tolerante, benévolo e prestativo.

Em alguns casos, o termo “complacente” também é utilizado para descrever um indivíduo com comportamento flexível, ou seja, com facilidade para aceitar novas ideias e opiniões alheias.

No entanto, quando alguém é considerado demasiado complacente, este adjetivo passa a ter um significado pejorativo. Uma pessoa com muita complacência é julgada por não ter opiniões próprias ou não saber defender um ponto de vista pessoal, por exemplo.

Esta palavra ainda pode indicar a ação de admitir ou tolerar comportamentos e situações negativas.

Exemplo: “Os pais que são complacentes com a rebeldia dos seus filhos pequenos terão problemas no futuro”.

Alguns dos principais antônimos de complacente são: inexorável, inabalável, rígido, implacável, exigente, rigoroso, severo e intransigente.

Hímen complacente

No âmbito médico, a expressão “hímen complacente” é utilizada para se referir a excessiva elasticidade do hímen feminino.

Neste caso, o hímen não consegue se romper durante o ato sexual, mas apenas durante a ocasionalidade de um parto normal, quando a pressão exercida nesta membrana é mais intensa do que durante a penetração.

Data de atualização: 01/08/2016.