Significado de Diligente

O que é ser Diligente:

Diligente é um adjetivo atribuído a qualquer pessoa que realiza determinada atividade de maneira rápida, eficaz e responsável. Ele é utilizado para descrever a qualidade de uma pessoa que é ativa, aplicada, zelosa e cuidadosa.

O termo também pode se referir à qualidade atribuída a alguém que faz bem o seu trabalho do ponto de vista do procedimento e da tecnologia. Ou seja, age, ao mesmo tempo, de maneira responsável e sem perder tempo, sendo assim eficiente.

Exemplo: “A doutora foi muito diligente em seu atendimento”.

Exemplo: “Gabriel é sempre diligente com seus estudos”.

Diligente também pode se referir a qualquer indivíduo que consiga executar uma tarefa com rapidez.

Exemplo: “Diligente, o bombeiro chegou a tempo de apagar o fogo”.

Do ponto de vista moral ou até mesmo religioso (sentido bíblico), ser uma pessoa diligente é considerado uma virtude, pois ela compreende que tal atividade está sob sua responsabilidade e é seu dever. Além disso, também executa as suas funções com dedicação, seriedade e entusiasmo.

Exemplo: "O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece (Provérbios 10:4)".

O termo diligente também é usado na área do Direito para se referir ao profissional que executa suas atividades jurídicas de forma cuidadosa e eficiente.

Exemplo: "Estamos bem assessorados em nosso processo, o advogado contratado é muito diligente".

Sinônimos de diligente

O termo deriva do latim dilĭgens,ēntis, que significa “que ama, dedicado, cuidadoso”. Também pode ser substituído por sinônimos como: escrupuloso, cuidadoso, melindroso, solícito, zeloso, eficiente, aplicado, interessado, entre outros.

Para fazer oposição ao significado que a palavra diligente possui, pode-se usar antônimos como: negligente, indolente, moroso, preguiçoso, desleixado e descuidado.

Veja também os significados de Zeloso e Negligente.

Data de atualização: 07/03/2019.