O que é Cisgênero (e o que significa Homem Cis e Mulher Cis)

O que é cisgênero:

Cisgênero (Cis) é o termo utilizado para se referir ao indivíduo que se identifica, em todos os aspectos, com o seu "gênero de nascença". Em outras palavras, na pessoa cisgênero a identidade de gênero (a forma como a pessoa se vê) corresponde ao gênero que lhe foi conferido ao nascer.

Homem Cisgênero: um homem cis é uma pessoa que nasceu com o órgão sexual masculino, tem comportamentos e atitudes que seguem o papel de gênero masculino e se reconhece como homem (identidade de gênero).

Mulher Cisgênero: uma mulher cis é uma pessoa que nasceu com o órgão sexual feminino, tem atitudes e comportamentos relacionados ao papel de gênero feminino e se identifica como mulher.

Para compreender melhor a definição de cisgênero, deve-se analisar a origem etimológica desse prefixo: cis significa “do mesmo lado” ou “ao lado de”, em latim. Ou seja, esse termo faz referência à concordância da identidade de gênero do indivíduo com a sua configuração hormonal e genital de nascença.

Veja também: Não binário

Diferença entre Cisgênero e Transgênero

Cisgênero e transgênero podem ser considerados antônimos, pois apresentam definições distintas.

Cisgêneros são pessoas que se identificam com o sexo biológico que lhes foi atribuído ao nascer. Elas também se identificam com o padrão normativo de atitudes e comportamentos que a sociedade espera dos gêneros masculino ou feminino.

transgêneros são pessoas que não se identificam com o seu sexo biológico, mas sim com um gênero diferente daquele que lhes foi atribuído no nascimento.

Homem transgênero: é uma pessoa que nasceu com órgãos sexuais femininos, mas possui uma identidade de gênero masculina. Ou seja, essa pessoa se reconhece como homem e se identifica com o papel e a expressão de gênero socioculturalmente atribuídos aos homens.

Mulher transgênero: é uma pessoa que nasceu com órgãos sexuais masculinos, porém possui uma identidade de gênero feminina. Essa pessoa se reconhece como mulher e se identifica com atitudes e comportamentos que a sociedade atribui às mulheres.

Vale ressaltar que, nestes casos, leva-se em consideração a associação social e histórica atribuída aos órgãos sexuais dos seres humanos. Ou seja, o pênis pertencendo ao que é masculino; e a vagina, ao que é feminino.

Muitas pessoas associam cisgêneros com heterossexualidade e transgêneros com homossexualidade. Mas a orientação sexual não está relacionada com a identidade de gênero. Um indivíduo transgênero pode ser heterossexual, assim como um cisgênero pode ser homossexual, e vice-versa.

Veja também: