Significado de Cônjuge

O que é Cônjuge:

Cônjuge é um substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjugal, ou seja, que é casado oficialmente. Chama-se o cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte.

Por exemplo, se João casar com Maria, João é o cônjuge de Maria.

Também dizemos que Maria é o cônjuge de João. Dizemos mesmo "o" no masculino, pois se trata de um substantivo unicamente masculino, mas aplicado aos dois gêneros. Se for necessário especificar o gênero do cônjuge, pode-se colocar "feminino" ou "masculino" depois da palavra, como em "o cônjuge feminino".

Na tradição jurídica de Língua Portuguesa, usa-se a expressão cônjuge virago para determinar a parte feminina na relação conjugal, e cônjuge varão para designar o homem. Há estudiosos da linguística e do próprio Direito que colocam-se contra este uso, pois o termo virago poderia trazer um significado pejorativo, e nem mesmo se trata do feminino de varão. A palavra para isto é varoa.

Para o Direito Brasileiro, os cônjuges são os casais sobre o regime sociedade conjugal, oficialmente casados. Enquanto aqueles que estão regimentados pela união estável são nomeados companheiros.

A palavra cônjuge se pronuncia dando mais força à primeira sílaba, côn, seguida do ju como em "Juliana", e por fim o ge mais fraco que as demais sílabas, e pronunciado como em "gelado".

Entre os sinônimos para cônjuge estão consorte, e também adequado a cada gênero especificamente, tem esposo e esposa, marido e mulher.

A tradução de cônjuge para o inglês é spouse.

Data de atualização: 05/12/2016.