Significado de Transgênero

Transgênero (trans) é o indivíduo que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer. Uma pessoa transgênero é aquela que duvida do gênero (masculino ou feminino) que lhe foi dado quando nasceu.

Importante lembrar que a transgeneridade não é doença ou distúrbio psicológico.

De acordo com as convenções sociais tradicionais, existem dois tipos de gêneros: masculino e feminino. Durante muito tempo a identidade de gênero esteve ligada exclusivamente ao sexo biológico das pessoas.

Por exemplo, se determinado indivíduo nascesse com um pênis, logo ele deveria se comportar e gostar de todas as coisas relacionadas ao gênero masculino (homem), como jogar futebol, brincar de carros, não usar vestidos etc. Se a pessoa corresponde a essas expectativas, ela é considerada cisgênero - ou seja, o indivíduo se identifica com o gênero que lhe foi dado ao nascer.

Porém, esse indivíduo pode não se identificar com o gênero masculino, que é convencionalmente associado às pessoas que nascem com o órgão sexual masculino. Se esse indivíduo se identifica com o gênero feminino, trata-se de uma mulher transgênero.

Normalmente, a transgeneridade se manifesta ainda durante os primeiros anos de vida do indivíduo. Um dos sinais que ajuda a identificar uma criança transgênero são os seus interesses pessoais em relação aos signos que são associados ao feminino e ao masculino. Por exemplo, um menino que gosta de usar vestidos, pode ser (ou não) um sinal de transgeneridade.

A identidade de gênero não está obrigatoriamente relacionada com a orientação sexual. Ou seja, um homem transgênero (mulher que se identifica com o gênero masculino), pode ser homossexual (caso sinta atração por homens) ou heterossexual (caso sinta atração por mulheres).

Ver também: Identidade de Gênero e Significado de Cisgênero.

Diferença entre transgênero e transexual

Na literatura especializada, a palavra transgênero vem sendo usada como um termo "guarda-chuva" - ou seja, um conceito genérico que abarca todos os casos de indivíduos que não se enquadram nas imposições culturais de gênero. Assim, transexuais, travestis, cross dressers, genderqueer, bigênero, pangênero, drag queen e intersexo são considerados transgêneros.

Especificamente falando, o transexual é aquele que opta por modificações corporais, através de tratamento hormonal e/ou intervenção cirúrgica a fim de transitar de um sexo para outro. Assim, segundo esse ponto de vista, o transexual seria o indivíduo transgênero que se submete a tratamentos hormonais ou cirurgia de mudança de sexo.

É importante que se diga que esses termos são objeto de constantes debates e seu significado, que não é consensual, se altera ao longo do tempo.

Ver também:

Data de atualização: 05/03/2021.