Transgênero

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Transgênero (trans) é o indivíduo que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer. Uma pessoa transgênero é aquela que duvida do gênero (masculino ou feminino) que lhe foi dado quando nasceu.

Importante lembrar que a transgeneridade não é doença ou distúrbio psicológico.

Conforme as convenções sociais tradicionais, existiriam dois tipos de gêneros: masculino e feminino, e a identidade de gênero estaria ligada exclusivamente ao sexo biológico das pessoas.

Por exemplo, se determinado indivíduo nascesse com um pênis, logo deveria se comportar e gostar de todas as coisas relacionadas ao gênero masculino (homem). Jogar futebol, brincar de carros, não usar vestidos, entre outros.

Se a pessoa corresponde a essas expectativas, ela é considerada cisgênero - ou seja, o indivíduo se identifica com o gênero que lhe foi dado ao nascer.

Porém, esse indivíduo pode não se identificar com o gênero masculino, que é convencionalmente associado às pessoas que nascem com o órgão sexual masculino. Se esse indivíduo se identificar com o gênero feminino, trata-se de uma mulher transgênero.

Normalmente, a transgeneridade é perceptível ainda durante os primeiros anos de vida do indivíduo. Um dos sinais que ajuda a identificar uma criança transgênero são os seus interesses pessoais em relação aos signos que são associados ao feminino e ao masculino. Por exemplo, um menino que gosta de usar vestidos, pode ser (ou não) ser um sinal de transgeneridade.

A identidade de gênero não está obrigatoriamente relacionada com a orientação sexual. Um homem transgênero (pessoa que nasceu com a genitália feminina e se identifica com o gênero masculino) pode ser homossexual (caso sinta atração por homens) ou heterossexual (caso sinta atração por mulheres).

Ver também: Identidade de Gênero e Cisgênero.

Diferença entre transgênero e transexual

Na literatura especializada, a palavra transgênero vem sendo usada como um termo "guarda-chuva". Ou seja, um conceito genérico que abarca todos os casos de indivíduos que não se enquadram nas imposições culturais de gênero.

Assim, transexuais, travestis, cross dressers, genderqueer, bigênero, pangênero, drag queen e intersexo são considerados transgêneros.

Especificamente falando, transexual era o termo usado para aqueles que optavam por modificações corporais, por tratamento hormonal e/ou intervenção cirúrgica a fim de transitar de um sexo para outro.

Segundo esse ponto de vista, o transexual era o indivíduo transgênero que se submetia a tratamentos hormonais ou cirurgia de mudança de sexo. Entretanto, o termo está em desuso e não deve mais ser utilizado, adotando-se sempre transgênero.

É importante que se diga que essas palavras são objeto de constantes debates e seu significado, que não é consensual, pode se alterar ao longo do tempo.

Ver também:

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar