Significado de Cromatina

O que é a Cromatina:

Cromatina consiste num complexo de DNA, RNA e proteínas que está presente no núcleo celular dos eucariontes, em forma de um longo filamento. As histonas são as principais proteínas que formam as cromatinas.

A cromatina costuma ser dividida em duas categorias, de acordo com a sua condição: eucromatina e heterocromatina. 

Eucromatina: quando os filamentos de cromatina estão menos condensados significa que possui DNA ativo, ou seja, a célula é capaz de "ler" o conteúdo deste material genético.

Heterocromatina: os filamentos estão condensados, enrolados entre si num emaranhado. Neste caso, o DNA está inativo, pois as células naquele momento não são capazes de codificar o material genético condensado.

É possível diferenciar a eucromatina e a heterocromatina em laboratório através da cor. Quando aplicado um corante especial, as zonas que possuirem uma tonalidade mais intensa significa um acúmulo de cromatina, ou seja, heterocromatina. Quanto mais clara for a região, por sua vez, significa onde a cromatina está menos condensada (eucromatina).

Ver também: significado de DNA e RNA.

Cromatina Sexual

Também conhecida por Corpúsculo de Barr, consiste num dos cromossomos X presentes nas fêmeas de mamíferos, que é condensado (inativado). Nos seres humanos, por exemplo, as fêmeas possuem dois cromossomos X, sendo que um desses é condensado.

Os machos são formados por um cromossomo X e um cromossomo Y e, neste caso, não possuem cromatina sexual - com exceção das pessoas com Síndrome de Klinefelter.

Cromatina e Cromossomo

A diferença está no fato do filamento da cromatina se encontrar no núcleo da célula interfásica, ou seja, que não está em divisão. A partir do momento que a célula inicia o seu processo de divisão, os filamentos de cromatina se enrolam sobre si mesmos e se condensam. Assim nascem os cromossomos. 

Em suma, a cromatina e o cromossomo são quase a mesma coisa, mas com estruturas diferentes.

Saiba mais sobre o significado dos Cromossomos.

O significado de Cromatina está na categoria: Ciência