Valores morais: o que são e exemplos
Valores morais são os princípios e normas que determinam o comportamento de uma pessoa e a sua interação com a sociedade.
Esses comportamentos são classificados como “certos” ou “errados” por determinada pessoa ou sociedade.
Por exemplo, quando uma pessoa possui o valor da honestidade, ela procura ser íntegra e franca diante dos acontecimentos da vida.
Os valores morais são importantes porque geram uma vida em sociedade mais harmoniosa e justa.
Normalmente, começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de vida, através do convívio familiar ou até mesmo no ambiente escolar.
Com o passar do tempo, este indivíduo vai aperfeiçoando os seus valores, a partir de observações e experiências obtidas na vida social.
Assim, além de ter recebido o ensinamento sobre valores morais durante sua criação, uma pessoa pode formar seu conjunto de valores morais a partir de suas próprias vivências.
Quais são os valores morais?
Existem inúmeros valores morais, porém é importante lembrar que nem todos os valores são importantes para uma mesma pessoa.
Veja alguns exemplos de valores morais:
- Honestidade
- Respeito pelo próximo
- Responsabilidade
- Cooperação
- Lealdade
- Empatia
- Liberdade
- Altruísmo
- Gratidão
- Disciplina
- Fidelidade
- Honradez
- Coragem
- Perseverança
- Paciência
- Harmonia
- Tolerância
- Confiança
- Valentia
- Prudência
- Justiça
- Igualdade
- Bravura
- Caridade
- Sinceridade
- Modéstia
- Gentileza
- Generosidade
- Solidariedade
- Compaixão
- Cortesia
- Integridade
- Espírito de cooperação
Veja mais exemplos de valores morais.
A importância dos valores morais na sociedade
Os valores morais são importantes para que possamos ter uma vida social harmoniosa, pacífica e respeitosa entre as pessoas.
Os valores morais determinam como devem ser os comportamentos, funcionando como uma espécie de orientação sobre a forma de agir, e de certa forma garantem a ordem social.
São capazes de criar e manter relações e ações justas e cooperativas dentro de uma sociedade, dentro do ambiente de trabalho e a até mesmo na vida familiar.
É importante lembrar que os valores morais podem ser variáveis, ou seja, podem divergir entre sociedades ou grupos sociais diferentes.
Isso porque os valores morais são baseados em diversos fatores, como cultura, tradição, cotidiano, religião e educação de determinado povo.
Veja também o significado de princípios e valores.
Valores morais e éticos
Partindo do conceito da ética, os valores éticos são princípios que não se limitam apenas às normas, costumes e tradições culturais de uma sociedade (valores morais), mas também procuram se focar nas características compreendidas como essenciais para o melhor modo de viver ou agir em sociedade de modo geral.
Por exemplo, o valor moral da prudência pode ser estudado e enquadrado de uma forma diferente em cada sociedade, se tornando assim um valor ético.
Isso acontece porque houve um estudo e análise mais ampla deste valor, entendendo o sentido dele para uma melhor convivência no contexto social.
Veja também o significado de valores éticos, ética e moral, ética e 6 exemplos de ética e moral.
Valores morais universais
No entanto, existem alguns valores que são apresentados como “universais”, pois estão presentes em quase todas as sociedades do mundo por serem considerados importantes para uma vida social harmoniosa. Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.
A consciência de que o respeito ao próximo deve ser um imperativo no convívio social pode ajudar a evitar uma das consequências mais desagradáveis e negativas que o conflito de diferentes valores morais pode provocar: a discriminação e o preconceito entre as pessoas.
Valores na Declaração Universal dos Direitos Humanos
Alguns destes valores morais são tão primordiais que estão previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Entre os valores que são destacados na Declaração estão a liberdade de escolhas individuais, a liberdade política e o cultivo da solidariedade.
A igualdade entre as pessoas também é um valor determinado na Declaração e significa que todos são iguais, independente de diferenças culturais, raciais, religiosas, sociais ou econômicas.
Veja também: