Significado da Cruz de Malta

A Cruz de Malta é o símbolo da Ordem de Malta, uma organização de cavaleiros cristãos que surgiu durante as Cruzadas, no século XI. Também é chamada de Cruz de Amalfi ou Cruz de São João e está na categoria das cruzes páteas.

É também o símbolo que vai no escudo do Vasco da Gama, time de futebol da cidade do Rio de Janeiro, embora apresente algumas diferenças no desenho entre a cruz de malta usada pelo Vasco e aquela que representa a ordem militar.

Cruz de Malta

Seu formato por vezes é associado à Cruz de Ferro, um símbolo utilizado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Mas a cruz de malta não é, e nunca foi um símbolo nazista. A cruz de ferro é uma condecoração militar criada no Reino da Prússia no começo do século XIX. É uma condecoração exclusiva em tempos de guerra, e foi usada pelo Terceiro Reich como reconhecimento de bravura e liderança no campo de batalha.

Durante o período nazista na Alemanha, a Cruz de Ferro levava uma suástica no centro. Depois de proibidos os símbolos nazistas, a suástica cravada na cruz foi substituída por um ramo de folhas de carvalho.

Saiba mais sobre a suástica.

A cruz de malta é também o símbolo místico do Conde de Saint Germain. De acordo com a organização Sociedade Teosófica, Saint Germain é figura histórica intitulada como "mestre ascenso do sétimo raio" e quem emana a chama violeta, a força espiritual mais forte do planeta.

A Cruz-de-Malta é uma planta aquática de nome científico Ludwigia Sedoides. Encontra-se a cruz-de-malta em lagos ou lugares com pouca correnteza. Ela é famosa por sua beleza, por suas folhas montarem um mosaico de cores entre o verde e o vermelho.

Cruz de malta como símbolo do Vasco da Gama

Camisa do Vasco da Gama

A cruz vermelha que estampa o escudo do Clube de Regatas Vasco da Gama pode também ser chamada de cruz de malta, sem ocorrer em um erro histórico. Isto porque ela remonta à cruz pátea utilizada pelas ordens militares cristãs na época dos descobrimentos, momento anterior à Ordem de Malta estabelecer a cruz com as pontas em V como símbolo oficial.

A relação com Portugal da cruz de malta, e consequentemente com o Vasco da Gama, se dá em função do Priorado do Crato, propriedade da Ordem de Malta e que exercia força política no território português desde o século XIV.

Ao longo das décadas, e dos diferentes uniformes e escudos que o time de futebol Vasco da Gama já usou, encontram-se cruzes de diferentes espessuras, muitas bem parecidas com a Cruz da Ordem de Cristo, um dos símbolos de Portugal. Mas a Cruz da Ordem de Cristo tem outra cruz de linhas retas em branco por dentro da cruz vermelha, enquanto a cruz de malta é preenchida toda na mesma cor.

Cruz de malta e a ordem de malta

A Ordem de Malta, ou pelo seu nome completo Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, é uma ordem de cavaleiros templários com origem em 1099. Eles prestavam serviços hospitalares, cuidando de feridos nas guerras, assim como garantiam militarmente a expansão do cristianismo. Foram uma das organizações mais poderosas da região mediterrânica na época.

Cruz Pátea

Na época das Cruzadas, as ordens de cavaleiros cristãos usavam como símbolo a cruz pátea. As cruzes páteas formaram uma categoria de cruzes de diferentes espessuras, mas que tinham como característica as pontas com largura mais ampla do que o centro das hastes. As cores variavam conforme a atividade. Os cavaleiros templários ostentavam uma cruz pátea vermelha em fundo prateado durante as Cruzadas.

A cruz de malta é classificada como uma cruz pátea, embora na Idade Moderna apresente um formato um pouco diferente daquele usado pelos Templários. Desde o século XVI, o símbolo oficial da Ordem de Malta passou a ser uma cruz com as pontas em V, normalmente exibida em prata com fundo preto.

Saiba mais sobre a cruz.

Atualizado em