Significado de Brasão

O que é Brasão:

O brasão, também chamado de brasão de armas, é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Os brasões geralmente têm como elemento central um escudo, arma de defesa utilizada pelos guerreiros medievais.

Apesar de existirem desenhos que podem ser comparados aos brasões na antiguidade, essa tradição foi desenvolvida durante a Idade Média na Europa. Naquele momento, os brasões eram oferecidos à guerreiros que efetuassem atos heroicos.

O campo de estudos dos brasões chama-se heráldica e sua confecção original segue regras estritas, as leis heráldicas. Para o ato de desenhar brasões deu-se o nome de "brasar" e aos responsáveis por esses desenhos, "heraldistas".

Brasão

História dos brasões

Antes mesmo do desenvolvimento da heráldica, outras civilizações já se utilizavam de símbolos semelhantes aos brasões para sua representação. Durante a antiguidade, elementos simbólicos de representação foram desenvolvidos pelos egípcios, persas, gregos e romanos.

Mas foi durante a Idade Média, nas aristocracias europeias, que essa tradição ganhou força. Os brasões eram oferecidos como uma homenagem à atos de coragem dos guerreiros e ao longo do tempo tornaram-se símbolos representativos de famílias, eram uma espécie de distintivo que representava seu status.

Os brasões perderam importância a medida que os regimes monárquicos foram enfraquecendo, o que aconteceu na virada do século XIX para o século XX.

Já no século XX, os brasões voltam a ser utilizados, agora para representar municípios, estados, regiões, países e outras entidades, como time de futebol, por exemplo.

Os brasões também continuaram a ser utilizados como tradição para a representação de famílias. Até hoje é possível encontrar famílias que mantém a imagem dos brasões como um símbolo de identificação.

Veja também o significado de status e aristocracia.

Classificação dos brasões

Os brasões podem ser classificados de diversas formas. Veja abaixo a classificação desses desenhos de acordo com a classe e de acordo com quem representam.

Classes de brasões

  1. Brasões simples: brasões simples representam apenas uma entidade.
  2. Brasões compostos: brasões compostos são a união de dois ou mais brasões, de entidades diferentes.

Representação dos brasões

  1. Brasões: representam um Estado soberano ou um rei.
  2. Brasões de titulares: representam uma pessoa que ocupa um cargo ou que recebeu uma honra.
  3. Brasões de família: representam uma família.
  4. Brasões eclesiásticos: representam o titular de uma entidade religiosa.
  5. Brasões de domínio: representam um território não soberano.

Entenda o que é soberania.

Brasão do Brasil

Assim como a bandeira do Brasil, o brasão é um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Foi criado em 1889, durante o primeiro governo republicano no Brasil, sob a presidência de Marechal Deodoro da Fonseca.

Saiba mais sobre a bandeira do Brasil.

Este símbolo é de uso obrigatório pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também pelas Forças Armadas.

O brasão é formado por um escudo azul celeste sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. No centro do escudo estão cinco estrelas brancas representando a constelação cruzeiro do sul.

O escudo é desenhado sobre uma espada e o seu entorno é composto por folhas de café - de um lado as folhas têm frutos e do outro, flores. Tudo isso sobre um esplendor de ouro.

Na parte inferior do brasão estão duas faixas azuis, com o escrito "República Federativa do Brasil" e "15 de novembro de 1889", data da proclamação da república no país.

brasão do brasil

Saiba mais sobre Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.

Data de atualização: 11/09/2019.