Significado de Curtir

O que é Curtir:

Curtir é um verbo que significa aprovar, gostar, aproveitar algo ou alguém. Como em "curtir a vida", que quer dizer aproveitar os bons momentos da vida.

O termo se tornou popular com a adoção pelo Facebook do curtir como forma de interação. O botão curtir é uma ação que, como o significado da palavra sugere, quer dizer que o usuário gosta daquele conteúdo que está curtindo.

O significado formal do verbo curtir vem de curtume, do ato de aplicar ao couro determinados compostos químicos para cessar o processo orgânico do artigo e prepará-lo para o uso como tecido. Também pode ser usado para designar o processo de conservação de alimentos como a pimenta na salmoura, no vinagre, entre outros métodos.

Diz-se também da preparação de uma cuia nunca usada antes do seu primeiro chimarrão. É preciso "curtir a cuia", colocando erva-mate com água até a boca e deixar curtindo por cerca de 24 horas.

Curtir em inglês, como utilizado no Facebook, é like. Já a expressão "curtir a vida" poderia ser traduzida por "enjoy life".

Curtir no Facebook

Ao curtir uma publicação de um amigo, um conhecido ou até mesmo uma empresa, o usuário está manifestando que gostou e aprovou aquilo, seja uma foto, um texto, um vídeo, ou outro formato de publicação.

A ação de curtir no Facebook é simbolizada por uma mão com o polegar para cima. A rede social também oferece outras reações ao conteúdo como Amei (em formato de coração), Haha (quer dizer que a pessoa achou graça e o símbolo é uma carinha sorrindo), Uau (admiração ou surpresa e é um ícone de uma carinha com os olhos e boca abertos), Triste (uma carinha caindo uma lágrima), e Grr (quando o sujeito ficou bravo com a publicação, e seu símbolo é uma carinha com as feições enfurecidas e a testa vermelha).

Curtir a vida

A expressão "curtir a vida" quer dizer aproveitar a vida. Esta ideia passa por diversas ações e diferentes interpretações de como curtir a vida, mas a maior parte delas está associada à diversão, a não levar as coisas tão a sério e aproveitar as oportunidades.

Um exemplo que marcou a geração dos anos 1980 foi o filme "Curtindo a vida adoidado". Nele o personagem central finge estar doente para não precisar ir à escola e poder aproveitar o dia de aventuras ao lado dos seus amigos.

Data de atualização: 25/07/2016.