Significado da expressão De acordo

O que é De acordo:

"De acordo" é uma expressão que significa que existe concordância, que todos os lados envolvidos concordam. Estar de acordo é quando está tudo aceito, quando as partes conciliam opiniões ou situações.

A expressão "de acordo" é formada pela união da preposição "de" mais a palavra "acordo", substantivo masculino que significa a ação de entrar em concordância, ou o que foi acertado entre duas ou mais partes.

Juntas, as palavras formam a ideia de terem um acordo, ou seja, estabelecerem uma decisão comum, uma conclusão seja para um entrave ou discussão. Estão todos de acordo, quer dizer que estão acertados entre si, sem mais nada acerca desta demanda a discutir.

Como por exemplo, ao colocar determinado assunto em pauta em uma reunião, depois de um período de discussão sobre a decisão, o líder do encontro questiona todos os presentes:

"todos de acordo?"

E só depois de assentirem que prossegue-se para a próxima pauta.

Também é utilizada a expressão "de comum acordo" para indicar que as partes têm uma decisão conjunta.

"De acordo" tem como sinônimos as palavras e expressões: aceitar, concordar, assentir, anuir, acordar, consentir, concordo, compreendido, tudo bem.

"De acordo com" é uma variação acrescentada de mais uma preposição, o "com" e quer dizer "em conformidade". Muito utilizado em textos para introduzir citações ou referências externas. Como na frase:

"De acordo com Platão, a função da alma humana é ser virtuosa".

A expressão "de acordo com" tem como sinônimos as palavras segundo, conforme, em comformidade com e consoante.

De acordo ou deacordo

A grafia correta é de acordo, separado. Deacordo escrito junto não existe na Língua Portuguesa.

O significado da expressão De acordo está na categoria: Língua Portuguesa