Significado de Vice-versa

O que é Vice-versa:

Vice-versa é um advérbio utilizado para indicar algo cuja ordem está invertida em relação à ordem inicial. Ele também pode ser utilizado para identificar quando algo é feito ou realizado de modo recíproco, mutuamente.

Assim, a expressão vice-versa pode ser usada tanto com o sentido de "contrário" quanto com o sentido de "reciprocidade".

Veja estes exemplos:

Pedro prefere vestir as roupas do irmão mais velho e vice-versa.

João gostava de Clara e vice-versa, mas ambos sabiam que não poderiam ficar juntos.

Normalmente, o termo é usado quando algo ou alguém se encaminha no sentido inverso ou oposto ao apresentado.

Exemplo:

É necessário que as crianças que estão em cima desçam, e vice-versa.

No exemplo acima fica clara a ideia de que as crianças que estavam no andar de cima deveriam descer, enquanto que as que estavam no andar de baixo deveriam subir. Nesse sentido, a expressão vice-versa pode representar um sinal de troca de condições ou de posições.

Na construção de uma frase, o termo vice-versa também pode ser usado para substituir pronomes que possam vir a se repetir, como no caso de esse e aquele.

Exemplo:

Esse menino ficou com o namorado dela e vice-versa.

A palavra vice-versa pode ser substituída por sinônimos como: mutuamente, ao contrário, reciprocamente, tanto faz, entre outros. 

Veja também os significados de Recíproco, Reciprocidade e Mútuo.

Vice-versa ou vice versa?

De acordo com a nova norma ortográfica da Língua Portuguesa, a forma correta de escrever a expressão vice-versa é utilizando o hífen. 

Em palavras compostas com os prefixos além, aquém, ex, recém, sem e vice, o emprego do hífen se mantém. No entanto, a palavra vice-versa em inglês é escrita de maneira separada e sem o hífen: vice versa.

Conheça o significado da expressão A recíproca é verdadeira.

Data de atualização: 05/03/2019.