Significado de Débito cardíaco

O que é Débito cardíaco:

Débito cardíaco é definido como a quantidade de sangue que é bombeada para o coração no período de um minuto.

A fórmula para calcular o débito cardíaco é:

DC = FC x VS

Para saber o valor do débito cardíaco (DC) é preciso multiplicar a frequência cardíaca (FC) pelo volume sistólico (VS), que é a quantidade de sangue bombeada em um minuto.

Por exemplo: se o coração de uma pessoa bate 60 vezes por minuto e bombeia 70 ml de sangue, o débito cardíaco será de 4200 ml/minuto (4,2 litros de sangue por minuto).

A quantidade de sangue que chega ao coração por minuto é chamada de retorno venoso. Em condições normais o valor do retorno venoso deve ser o mesmo do débito cardíaco.

O débito cardíaco não deve ser confundido com volemia sanguínea. A volemia é o volume de sangue que circula e o débito é a velocidade da circulação do sangue.

Débito cardíaco diminuído e aumentado

O débito cardíaco diminuído acontece quando existe uma redução na quantidade de sangue que é bombeada para o coração. É considerada a hipótese de um débito cardíaco diminuído quando o volume fica abaixo de 4 litros de sangue por minuto.

O débito diminuído pode ser um sintoma de hipertensão, choque cardiogênico, arritmia ou insuficiência cardíaca.

Saiba mais sobre o significado de arritmia.

O débito cardíaco aumentado (ou elevado) acontece quando há um aumento no fluxo de sangue bombeado para o coração. Considera-se que existe um débito aumentado quando o volume de sangue é superior a 8 litros por minuto.

taquicardia pode ser um sintoma de débito cardíaco aumentado.

O débito aumentado é uma condição de saúde rara. Está relacionado com a dificuldade do débito cardíaco de atingir a demanda, pois exige mais do que o coração consegue oferecer. Na medicina essa condição é chamada de insuficiência cardíaca de alto débito.

Débito cardíaco e exercício físico

Durante a prática de exercícios físicos o débito cardíaco pode se elevar. Isso acontece porque o débito é resultado da frequência cardíaca (que aumenta durante o exercício) multiplicada pelo volume de sangue bombeado ao coração.

Durante o exercício existe uma redistribuição do débito, ou seja, é enviado mais sangue para as áreas do corpo que estão mais ativas durante a prática.

O significado de Débito cardíaco está na categoria: Medicina