Significado de Sensibilidade

O que é Sensibilidade:

Sensibilidade consiste na capacidade perceptiva sensorial referente às emoções, sentimentos ou mesmo às sensações físicas. 

Todos os seres humanos são dotados com diferentes níveis de sensibilidade, seja física (a reação aos estímulos físicos) ou emocional. Por exemplo, existem pessoas com sensibilidade à dor e, neste caso, costumam ter dores com maior facilidade ou de modo mais intenso do que outros indivíduos.

Ter sensibilidade emocional significa ser capaz de sentir empatia, ou seja, captar e assimilar os diferentes sentimentos de outras pessoas, ou de um grupo específico, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de empatia.

As pessoas emocionalmente sensíveis também podem ter facilidade em se ofender ou se assustar com as coisas, tendo a se magoar facilmente.

No âmbito da medicina, a sensibilidade representa a reação que o corpo pode ter perante a exposição a certas substâncias, como medicamentos, por exemplo.

Em alguns casos, no entanto, a sensibilidade também pode representar um mau funcionamento do corpo, como a sensibilidade nos dentes que consiste no desgaste do esmalte protetor destes.

Alguns dos principais sinônimos de sensibilidade são: emoção, empatia, compaixão, apreciação, percepção, senso, sentido, delicadeza, suscetibilidade e melindre.

Etimologicamente, a palavra sensibilidade se originou a partir do latim tardio sensibilitas, que pode ser traduzido como "sentido".

Sensibilidade e Especificidade

Ambos são conceitos que determinam a precisão dos testes diagnósticos no âmbito médico.

A sensibilidade é a capacidade do exame de detectar uma doença em pacientes que estejam doentes. Já a especificidade, por outro lado, corresponde a capacidade do exame de afastar a hipótese de doença em pacientes saudáveis.

O significado de Sensibilidade está na categoria: Língua Portuguesa