Sistema Cardiovascular

O que é o sistema cardiovascular?

O sistema cardiovascular é formado pelos órgãos que fazem a circulação sanguínea no corpo humano. O sangue transportado leva oxigênio e nutrientes a todo corpo.

Por sua função de promover a circulação sanguínea, também é chamado de sistema circulatório.

Função do sistema cardiovascular

O sistema circulatório é responsável por garantir a circulação sanguínea no corpo. Ela acontece de duas formas:

  1. O sangue é enviado para o corpo todo depois de passar pelos pulmões, que diminuem os níveis de gás carbônico e elevam a quantidade de oxigênio no sangue.
  2. O sangue do corpo, que após a circulação fica com baixo índice de oxigênio e alto índice de gás carbônico, é levado aos pulmões para que seja novamente oxigenado.

Cardiovascular
Anatomia do sistema cardiovascular.

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelo conjunto de vasos sanguíneos.

Coração

O coração é o órgão principal do sistema circulatório. É um órgão formado por tecido muscular, que fica localizado no centro da caixa torácica e tem a função de enviar sangue para o corpo.

O bombeamento do sangue pelo coração acontece graças a dois movimentos cardíacos: sistole (contração do coração) e diástole (relaxamento do coração).

Os lados do coração têm funções diferentes no bombeamento sanguíneo. Através do lado esquerdo, é encaminhado sangue oxigenado, que vai ser distribuído ao corpo. Já no lado direito, é enviado o sangue com pouco oxigênio, enviado diretamente para os pulmões.

Cavidades do coração

O coração é dividido em quatro cavidades: dois ventrículos (esquerdo e direito) e dois átrios (esquerdo e direito).

Os ventrículos são duas cavidades que fazem o bombeamento do sangue do coração para o corpo. Já os átrios, recebem o sangue que chega ao coração.

Camadas do coração

O coração possui também três camadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa, na qual fica o tecido gorduroso (adiposo) que reveste o órgão e o endocárdio é a camada mais interna do coração.

O miocárdio, camada mediana do coração, garante o correto bombeamento do sangue, de acordo com contrações musculares.

CoraçãoAnatomia do coração.

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são os caminhos por onde o sangue circula no corpo, isto é, são responsáveis por fazer o transporte do sangue. Existem diferentes tipos de vasos, com diferentes funções. Eles são de três tipos: artérias, veias e vasos capilares.

Um dado curioso é que o conjunto de vasos sanguíneos possui cerca de 100 mil quilômetros de extensão.

Artérias

Sua função é encaminhar o sangue do coração até os demais órgãos do corpo humano. São vasos mais consistentes, que se contraem e relaxam, de acordo com a frequência cardíaca.

A artéria aorta, por exemplo, tem a importante função de transportar o sangue oxigenado do coração até os tecidos do corpo. Já as artérias pulmonares levam o sangue rico em gás carbônico aos pulmões para que ele seja oxigenado.

Veias

Veias são os vasos sanguíneos que asseguram que o sangue que circulou pelo corpo retorne ao coração. Isto é, elas transportam o sangue dos tecidos até o coração.

Em comparação com as artérias, as veias possuem paredes menos densas, o que faz com que a circulação sanguínea seja mais devagar.

Vasos capilares

Estes são os vasos mais finos, responsáveis pelo intercâmbio de substância nutrientes entre o sangue e os outros órgãos.

Outra função dos vasos capilares é fazer a conexão com as veias que levam o sangue de volta ao coração.

Tipos de circulação sanguínea: pulmonar e sistêmica

Estes são os dois tipos de circulação que existem no corpo humano. A circulação pulmonar também é chamada de pequena circulação, já a sistêmica também é chamada de grande circulação.

A circulação pulmonar transporta o sangue com pouco oxigênio até os pulmões. Quando chega nesse órgão, o sangue gás carbônico e recebe oxigênio, tornando-se oxigenado. Depois disso, o sangue volta ao coração - ao lado esquerdo - e é bombeado para todo corpo.

A circulação sistêmica é a responsável pelo bombeamento de sangue a partir do coração para o corpo todo. Ela possui duas funções: levar oxigênio e nutrientes para as células e recolher o gás carbônico presente nas células. A circulação sistema acontece através da aorta - a maior e mais importante artéria do corpo.

Data de atualização: 21/01/2020.