Anamnese
O que significa anamnese:
Anamnese consiste no histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso clínico. Também pode ser considerada uma lembrança incompleta ou a reminiscência de uma recordação.
Diferentemente do exame físico, onde o médico se resume a analisar os aspectos fisiológicos do paciente, a anamnese é uma espécie de “entrevista” feita pelo profissional, onde o paciente é submetido a uma série de perguntas que ajudarão ao médico a fazer o diagnóstico.
Anamnese Corporal, Anamnese Corporal Completa e Ficha de Anamnese são outros termos médicos usados para este método de diagnóstico inicial.
A anamnese é parte essencial dos exames clínicos. Aliado ao exame físico, a anamnese serve para ajudar a identificar uma doença, assim como traçar os motivos da sua causa e o melhor tratamento possível.
A anamnese, como modo de auxiliar no diagnóstico, deve ser aplicada não apenas na medicina, mas também em outras áreas ligadas à saúde física e mental, como: odontologia, psiquiatria e até pelos farmacêuticos, em situações onde não é necessário uma receita médica para adquirir o medicamento, por exemplo.
Para fazer uma anamnese médica adequada no Brasil, o profissional deverá seguir as normas previstas na resolução 2056/2013 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre os requisitos obrigatórios que devem conter em qualquer anamnese está:
- Identificação do paciente;
- Queixa inicial;
- História da doença atual;
- História familiar (de doenças);
- História pessoal (de doenças);
- Exame físico;
- Exame mental (para a psiquiatria e neurologia);
- Exames complementares;
- Diagnóstico.
Não se deve confundir a anamnese com a amnésia, esta última a condição de perda total ou parcial da memória, normalmente descrita como a causa de alguma doença neurológica ou de algum tipo de trauma físico, como uma pancada forte na cabeça, por exemplo.
Etimologicamente, a palavra anamnese se originou a partir do grego anámnesis, que significa “ato de trazer algo à memória”.