Significado de Deep Web

O que é Deep Web:

Deep web é o nome dado para uma zona da internet que não pode ser detectada facilmente pelos tradicionais motores de busca, garantindo privacidade e anonimato para os seus navegantes. É formada por um conjunto de sites, fóruns e comunidades que costumam debater temas de caráter ilegal e imoral.

Deep web é uma expressão inglesa e significa literalmente “Internet Profunda”. Também conhecida por Undernet ou Darknet, a deep web é considerada uma "internet invisível" porque todo o conteúdo disponível em seu interior não é de fácil acesso para a maioria dos internautas, e os produtores desses conteúdos optam por manter o seu anonimato, através de softwares que dificultam a sua identificação. 

Os endereços eletrônicos que estão na deep web, ao contrário dos disponíveis na "internet convencional", não são construídos em um formato HTML, justamente para dificultar o acesso a estas páginas. Isso significa que os endereços na deep web não são indexados e não são relacionados em motores de busca.

Para acessar estes conteúdos é necessária a instalação de programas específicos e o uso de "códigos secretos" para finalmente conseguir acessar alguns desses sites. 

Os sites que estão na deep web buscam uma coisa em comum: a privacidade. Os internautas que navegam por lá não querem ser importunados por outros usuários ou simplesmente (e principalmente), são criminosos, assassinos, pedófilos, participantes de seitas satânicas ou demais grupos que pregam atividades imorais e de violência explícita contra o ser humano. 

O que existe na deep web?

A deep web é enorme, chegando a ser 500 vezes maior do que a "surface web" ("web da superfície"), com vários conteúdos excêntricos e "bizarros", como fotos de pessoas sendo torturadas, crianças estupradas e demais artigos violentos e sádicos.

Um dos casos mais conhecidos (e assustadores) da deep web é a comercialização das “bonecas vivas escravas”. Para saber mais sobre esta e outras histórias, veja as lendas urbanas que não te deixarão dormir!

A "web profunda" também é o território de temíveis hackers - criminosos virtuais - que se beneficiam do anonimato que a deep web fornece para compartilhar vírus e demais malwares que destroem ou roubam as informações do computador infectado. 

Traficantes de drogas, armas e até de pessoas utilizam fóruns e comunidades da deep web para fazer suas negociações ou para trocar experiências com outros criminosos da mesma estirpe. 

Ainda que seja muito usada para atividades ilegais ou criminosas, a deep web também pode ser utilizada com bons objetivos, como na elaboração de planos de atividades de segurança pública, segurança nacional ou mesmo de grupos ativistas.

Leia mais sobre o significado de Hacker e de Ataque cibernético.

Surgimento da deep web

deep web surgiu graças ao Laboratório de Pesquisas da Marinha dos Estados Unidos, que criou o The Onion Routing, um sistema de comunicações secreto que seria responsável por enviar dados e análises de sistemas através da internet anonimamente. 

No entanto, em 2006, foi lançada uma versão do projeto para fins não-governamentais, intitulada de TOR (sigla de The Onion Routing). A palavra "onion" significa "cebola", em português, fazendo alusão às várias camadas que existem na cebola, semelhantes às camadas que um internauta deve atravessar para chegar ao conteúdo desejado em algum site da deep web

O FBI, Federal Bureau of Investigation ("Agência Federal de Investigação", em português), une esforços com outras instituições para vigiar a deep web, tentando capturar criminosos ou solucionar crimes que são expostos nos fóruns da "internet invisível".

A deep web é ilegal?

De acordo com a legislação brasileira, acessar a deep web não é ilegal. O que pode ser considerado ilegal, em alguns casos, é o tipo de atividade ou interação que o indivíduo desenvolve neste local.

Ver também: 

Data de atualização: 18/03/2019. O significado de Deep Web está nas categorias: Tecnologia, Expressões em Inglês