Significado de Filósofo

O que é um Filósofo:

Filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas. Noções de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem também são temas estudados por este profissional.

Ele é o profissional que tem como ocupação principal se dedicar aos estudos da Filosofia e considera a área um dos princípios do conhecimento, seja para o saber, seja para conduzir a vida.

O filósofo investiga os princípios, fundamentos, essências da realidade circundante seja em uma perspectiva inerente à natureza, seja por levantar causas e explicações transcendentes, transcendentais ou metafísicas.

O termo também se refere à pessoa que, partindo deste conceito de conhecimento, opta por levar uma vida tranquila, tendo sua vida regida sob à luz de princípios obtidos do pensamento racional.

Neste sentido, o filósofo consegue ter um pensamento bastante racional sobretudo no que se refere à manutenção da tranquilidade e da sensatez para tomar decisões importantes.

O filósofo é movido pela consciência lúcida que a busca pelo conhecimento é uma característica da condição humana de adquirir sabedoria. Este princípio remonta ao que diz o filósofo grego Pitágoras, que é citado como o inventor do termo “filósofo”.

Desta forma, é comum que o filósofo tenha uma grande aptidão pela leitura, pesquisa e escrita, além de ter um raciocínio abstrato e um espírito investigativo e interpretativo.

Além disso, por ele ter esta característica de ser um estudioso, sua profissão está sempre relacionada com a área do ensino e da educação de maneira geral.

Veja mais sobre a Filosofia.

Principais filósofos

No decorrer do desenvolvimento da filosofia, transitaram uma enorme quantidade de grandes filósofos pertencentes a diversas correntes, mas os que mais que se destacaram foram:

Aristóteles

Aristóteles é considerado por muitos o fundador da ética. Ele defendeu a teoria de que os sentidos devem ser o ponto de partida da Filosofia e para ele, a busca pelo conhecimento é mais eficaz quando recorremos à observação e a experimentação.

René Descartes

Descartes foi o autor da frase "Penso, logo existo" e defendia que o melhor caminho para se obter conhecimento era através do raciocínio matemático. Para ele, toda ação que tinha como objetivo descobrir algo nas ciências, tinha que estabelecer princípios sobre os quais não houvesse dúvidas.

Sócrates

Ele foi um dos principais filósofos da corrente grega, responsável por conduzir a transição do pensamento dos antigos cosmologistas gregos, que refletiam sobre a origem do universo e sobre preocupações maiores com a ética e a existência humana, adotando o famoso lema: “Conhece-te a ti mesmo”.

Platão

Suas terias tiveram grande influência para a Teologia Cristã e para a Filosofia Ocidental. Para Platão, o homem vivia em um mundo de sombras, sem poder viver sua realidade. 

Friedrich Nietzsche

Nietzsche foi um crítico mordaz da teoria sobre a existência de Deus. Niilista, ele cunhou o termo "super-homem" para designar um homem capaz de transformar os valores estabelecidos e elevar a humanidade. Foi muito combatido no seu tempo, mas acabou inspirando diversos movimentos, entre eles o existencialismo, de Jean-Paul Sartre.

Veja também os sete filósofos que definiram o amor de uma forma épica.

Data de atualização: 04/12/2017. O significado de Filósofo está na categoria: Geral