Significado de Empírico

O que é Empírico:

Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.

O método empírico é um método criado para testar a validade de teorias e hipóteses em um contexto de experiência. O método empírico gera evidências, uma vez que aprendemos fatos através das experiências vividas e presenciadas, para obter conclusões.

Já o conhecimento empírico ou senso comum é o conhecimento baseado em uma experiência vulgar, ou imediata, não metódica e que não foi interpretada e organizada de forma racional.

Empírico também é o nome designado para aquele indivíduo que promete curar doenças, sem noções científicas, uma espécie de curandeiro, que muitas vezes é um charlatão. É por esse motivo que o antônimo de empírico pode ser "rigoroso", "preciso" ou "exato".

Empirismo na Ciência

Para a ciência, empírico é um tipo de evidência inicial para comprovar alguns métodos científicos, o primeiro passo é a observação, para então fazer uma pesquisa através do método científico. Nas ciências, muitas pesquisas são realizadas inicialmente através da observação e da experiência.

Empirismo na Filosofia

Na filosofia, empirismo foi fundado pelo filósofo inglês David Hume. E, outro inglês, o filósofo John Locke definiu a mente humana como uma "folha em branco", onde gravamos diariamente o conhecimento através das nossas experiências.

Outros filósofos também estudaram o empirismo, como Aristóteles, Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Stuart Mill, e através desses estudos surgiram teorias como a teoria do conhecimento.

Empírico Experimental

A Teoria Empírico-Experimental é também conhecida como a Teoria da Persuasão, e foi desenvolvida a partir dos anos 40 e causou o abandono da Teoria Hipodérmica. Essa teoria revê o processo de comunicação como uma forma mecânica e imediata entre o estímulo e a resposta.

A teoria empírico-experimental varia entre a concepção que é possível conseguir efeitos importantes se a mensagem transmitida for devidamente estruturada e a noção clara de que muitas vezes não é possível alcançar os efeitos desejados.

Assim, é possível persuadir os receptores da mensagem se esta se encaixar nos parâmetros utilizados por ele ao interpretar a mensagem.

Empírico Indutivo

O filósofo Francis Bacon foi o fundador do método indutivo de investigação científica. De acordo com Bacon, o método empírico indutivo era o único que capacitaria o homem a subjugar a natureza.

O método empírico indutivo concebe leis de acordo com a observação de fatos, segundo um determinado comportamento observado e a sua generalização. Segundo Francis Bacon, só a observação permite conhecer alguma coisa nova.

Data de atualização: 17/12/2020.