Misoginia

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Misoginia é a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. Esta forma de aversão à mulher é centrada em uma visão sexista, que coloca a mulher em uma categoria de subalternidade em relação ao homem.

O desprezo ou ódio dirigido às mulheres está diretamente relacionado com a violência praticada contra a mulher. Essas violências podem ser agressões físicas e psicológicas, mutilações, abusos sexuais, torturas, perseguições, entre outras.

A misoginia é a principal responsável por grande parte dos assassinatos de mulheres, também conhecido por feminicídio. Um homicídio é configurado como feminicídio, quando essa mulher é morta simplesmente por ser mulher.

Etimologicamente, a palavra "misoginia" surgiu a partir do grego misogynia, ou seja, a união das partículas miseó, que significa "ódio", e gyné, que se traduz para "mulher". Um indivíduo que pratica a misoginia é considerado misógino.

O antônimo de misoginia é conhecido por filoginia, o amor, afeto, apreço e respeito pelo sexo feminino.

Causas da misoginia

A cultura patriarcal, centrada na figura masculina, constrói o machismo e desenvolve os fundamentos da dominação masculina. O conceito da superioridade de gênero, instituído pelo patriarcado ao longo dos anos, e o sexismo ajudam a alimentar a ideia da desvalorização e preconceito contra as mulheres.

Na contemporaneidade, mesmo após várias conquistas, as mulheres continuam enfrentando inúmeros desafios e barreiras preconceituosas que impedem a equidade e a igualdade de gênero.

Misoginia e Misandria

A misoginia é o sentimento extremo de repulsa, desprezo e ódio contra as mulheres, enquanto a misandria é o nome dado ao sentimento de raiva ou aversão praticado contra o sexo masculino.

Etimologicamente, o termo "misandria" surgiu do grego misosandrosia, composto pela junção das partículas misos, que quer dizer "ódio", e andros que significa "homem".

Existe um debate que questiona o posicionamento da misandria perante a misoginia, devido a importante carga histórica que carrega o preconceito sofrido pelas mulheres ao longo dos séculos.

Algumas pessoas acreditam que a misandria surgiu como uma forma de "defesa" das mulheres atacadas por misóginos.

Saiba mais sobre o significado de Misandria e sexismo.

Misoginia e Misantropia

A misantropia é a repulsa ou aversão ao ser humano, ou à humanidade. A princípio, esta pode parecer uma definição chocante, mas a misantropia é o conjunto de vários tipos de discriminações e preconceitos, como a homofobia, xenofobia e misoginia.

No entanto, a partir de um ponto de vista geral, o misantropo (aquele que pratica misantropia) é alguém que desconfia ou não gosta da humanidade de uma forma geral.

Saiba mais sobre Misantropia, Feminicídio, homofobia e violência no Brasil.

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar