Significado de Identidade de gênero

O que é Identidade de gênero:

Identidade de gênero consiste no modo como o indivíduo se identifica com o seu gênero. Em suma, representa como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros. 

O que determina a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.

A identidade de gênero pode ser medida em diferentes graus de masculinidade ou feminilidade, sendo que estes podem mudar ao decorrer da vida, de acordo com alguns psicólogos. 

Tipos de identidades de gênero

Existem três principais tipos de identidade de gênero: transgêneros, cisgêneros e não-binários. 

O transgênero é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento. Por exemplo: uma pessoa que nasce com características masculinas (do ponto de vista biológico), mas que se sente do gênero feminino; ou o indivíduo que possui características físicas femininas, mas que se identifica como um homem. 

Ao contrário do que se pensava erroneamente no passado, a transgeneridade não é um distúrbio mental e qualquer tentativa de patologização do transgênero pode representar uma violação dos direitos humanos do indivíduo.

Saiba mais sobre Transgênero.

O cisgênero consiste no indivíduo que se identifica com o seu "gênero de nascença". Por exemplo: um indivíduo que possui características biológicas típicas do gênero masculino e que se identifica (socialmente e psicologicamente) como um homem. Desta forma, pode-se dizer que trata-se de um homem cisgênero.

Saiba mais sobre Cisgênero.

Já o não-binário é a classificação que caracteriza a mistura entre masculino e feminino, ou a total indiferença entre ambos. Os indivíduos não-binários ultrapassam os papéis sociais que são atribuídos aos gêneros, criando uma terceira identidade que foge do padrão "homem-mulher".

Identidade de gênero e Orientação sexual

Muita gente confunde os dois conceitos, no entanto identidade de gênero não está relacionado com orientação sexual.

Uma mulher transgênero (indivíduo que nasceu com órgão sexual masculino, mas que se identifica com o gênero feminino), por exemplo, pode ter qualquer tipo de orientação sexual - homossexual, bissexual, heterossexual, assexual, etc.

O termo "gênero" é usado para representar a diferença social e psicológica entre homens e mulheres. Deste modo, a identidade de gênero, com dito, se refere a identificação que a pessoa tem por determinado gênero - homem, mulher, ambos ou nenhum. Por outro lado, a orientação sexual depende do gênero que a pessoa sente atração sexual.

Ainda existe a expressão de gênero, que representa o modo como o indivíduo expressa o seu gênero para a sociedade, seja através das roupas, da linguagem, de atitudes, gestos, etc.

Ver também: significado de LGBT e o significado de gênero.

O significado de Identidade de gênero está na categoria: Geral