Significado de Conhecimento filosófico

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

O que é o Conhecimento filosófico:

Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber.

O conhecimento filosófico surgiu a partir do abandono da mitologia como forma de explicar a realidade. A curiosidade e a vontade de conhecer gerou a necessidade de desenvolver explicações lógicas e racionais a partir capacidade humana de refletir e criar conceitos e ideias.

O conhecimento filosófico utiliza-se da razão, mas dispensa a necessidade da verificação científica, visto que os seus objetos de estudo são os próprios conceitos.

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

Saiba mais sobre o significado de outros tipos de conhecimento.

Características do conhecimento filosófico

  • Sistemático: acredita que a base para a resolução das questões seja a reflexão orientada pela lógica;
  • Elucidativo: tenta entender os pensamentos, os conceitos, os problemas e demais situações da vida que são impossíveis de seres desvendados cientificamente;
  • Crítico: todas as informações devem ser profundamente analisadas e refletidas antes de serem levadas em consideração;
  • Especulativo: as conclusões são baseadas em hipóteses e possibilidades, devido ao uso de um conhecimento teórico puro.

Conhecimento filosófico e Conhecimento científico

O conhecimento científico é baseado nas experimentações, com a finalidade de atestar a veracidade e a validade de uma hipótese. Já o conhecimento filosófico também possuindo um caráter racional e lógico, mas não requer a necessidade de comprovação científica.

Aliás, alguns autores consideram o conhecimento filosófico um intermédio entre o pensamento teológico e o científico. O conhecimento teológico consiste no modo de pensar e procurar o saber das coisas com base, exclusiva, nos princípios da fé em determinada doutrina religiosa, por exemplo.

Ver também:

Data de atualização: 12/11/2020.


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).