Significado de Estrutura

O que é Estrutura:

Estrutura é como algo está construído ou organizado. Como a estrutura de um prédio, que é o que sustenta a construção, ou a estrutura organizacional de uma empresa, com a disposição das áreas e hierarquia dos cargos e funções.

No sentido figurado, ter estrutura significa ter condições de sustentar algo de forma emocional. Como na frase "não tenho estrutura emocional para aguentar outra desilusão", significa que a pessoa está fragilizada, não possui as bases para sofrer com uma relação enganadora, por exemplo.

Entre os sinônimos para estrutura, existem as palavras sustentação, esqueleto, armação, suporte, alicerce e arcabouço. E também condição, natureza e índole. Eixo, substância, fundamento, programação, projeto, construção e organização também são sinônimos para estrutura.

Uma estrutura pode estar referindo-se à natureza, às estruturas genéticas e biológicas, às geográficas, científicas. Também há estruturas relacionadas à entidades, organizações, orgãos governamentais ou não, empresas, universidades, entre outros.

A estrutura também pode corresponder a uma conjunto de sistemas teóricos, da filosofia, economia, sociologia, e até mesmo das artes e da música, que configuram as estruturas de um campo teórico. São elementos que formam um sistema organizado, com etapas, uma base sólida, e patamares a se seguir.

Na área dos sistemas da informação e ciências da computação, a estrutura de dados é essencial para armazenar toda a informação e trabalhar os algoritmos e realizar as operações.

Para a engenharia, existem diferentes tipos de estruturas de edificações envolvendo a construção civil, como as estruturas metálicas ou as estruturas de concreto.

Estrutura física é normalmente como é chamado o conjunto de prédios e salas de uma organização. Geralmente é apresentado com um mapa da localização.

Estrutura ou Extrutura?

A grafia extrutura está incorreta. A palavra estrutura em português vem do vocábulo em latim struere, que significa acomodar em pilhas e é originado de ster, que é implantar. Por esta razão, a escrita é estrutura, sempre com s como o radical latino.

Veja também: Infraestrutura

Data de atualização: 31/10/2016.