Significado de Diagrama de classes

O que é um Diagrama de classes:

Diagrama de classes é uma representação estática utilizada na área da programação para descrever a estrutura de um sistema, apresentando suas classes, atributos, operações e as relações entre os objetos.

Este tipo de representação é bastante útil no desenvolvimento de sistemas e de softwares de computação, pois define todas as classes que o sistema precisa ter e serve de base para a construção de outros diagramas que definem o tipo de comunicação, sequência e estados dos sistemas.

O diagrama de classes é a parte central da Linguagem de Modelagem Unificada (UML – Unfied Modelling Language). Ele representa as principais finalidades da UML, tendo a função de separar os elementos de design da codificação do sistema.

Esta linguagem ajuda a modelar diversos subconjuntos de diagramas, incluindo diagramas de comportamento, interação e estrutura. Normalmente, ela é utilizada por engenheiros para documentar a arquitetura dos softwares.

Componentes do diagrama de classes

Os itens da diagramação que compõem um diagrama de classes pode representar as classes que serão realmente programadas, assim como os principais objetos ou a interação entre classes e objetos do sistema. Estes itens são:

Classe

Elemento abstrato que representa um conjunto de objetos. Nela contém a especificação do objeto, suas características, atributos e métodos.

Atributo

Ele define as características da classe, como visibilidade, nome, tipo de dados, multiplicidade, valor inicial e propriedade.

A visibilidade pode ser ser pública (representada pelo símbolo +) ou privada (representada pelo símbolo -). Quando ela é pública, outras classes podem ter acesso ao atributo e quando ela é privada, somente a própria classe tem acesso.

Ela também pode ser protegida (representada pelo símbolo #) ou pode ser atribuída em pacote (representada pelo símbolo ~), onde o atributo é acessado pelo relacionamento da classe com a classe externa.

O nome é a identificação do atributo e o tipo de dados indica a especificação dos dados do atributo, bem como seu valor inicial e suas propriedades, que dependem da linguagem usada na programação. A multiplicidade indica a possibilidade do atributo de fazer relações com outras classes.

Operação

Ela trata da função requerida a um objeto abstrato. Essa componente também contém características como nome, visibilidade e parâmetros.

Associação

Esta componente trata da capacidade das classes de se relacionar. Ela também pode conter nome, a multiplicidade e o tipo de navegação, que indica de onde partem as informações da classe e para onde elas irão.

Em termos de estrutura, o diagrama de classes se apresenta de maneira que a forma da classe em si consiste em um retângulo com três linhas.

A linha superior contém o nome da classe, a linha do meio, os atributos da classe e a linha inferior expressa os métodos ou operações que a classe pode utilizar. Em um diagrama, classes e subclasses são agrupadas juntas para mostrar a relação estática entre cada objeto.

A figura abaixo mostra um exemplo de um diagrama de classes simples:

diagrama de classes

Veja também o significado de Software e Diagrama.

Data de atualização: 11/01/2018. O significado de Diagrama de classes está nas categorias: Geral, Tecnologia

Significados Populares