Significado de Geração Y

O que é Geração Y:

Geração Y, também conhecida por Millennials, é a geração das pessoas que nasceram entre os anos 80 e início dos 90. São ainda chamadas de Geração do Milênio ou Geração da Internet, devido ao fato de serem os primeiros a nascerem num mundo totalmente globalizado.

A geração Y se caracteriza por ter vivenciado muitos avanços tecnológicos, crescimento de diversos países, que acabaram tornando-se potências mundiais.

As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores, vários tipos de jogos, e muito mais.  Por terem esse contato todo com a tecnologia, acabaram ficando conhecidos por serem pessoas folgadas, distraídas, insubordinadas e superficiais, em sua grande parte.

Os Millennials também também são conhecidos por terem grande ambição, e é normal encontrar jovens dessa geração que trocam de emprego frequentemente, porque no emprego anterior não eram desafiados e não tinham oportunidade de crescer profissionalmente.

As empresas, sempre interessadas com o tipo de público que querem atingir, fazem diversas pesquisas de mercado para saberem qual o produto que a geração Y está interessada, como eles querem ser atendidos, o que eles estão procurando,  pois é um público geralmente muito exigente, sempre antenados em novas tecnologias e novos produtos.

A geração Y é um público ávido por inovações, querem ter sempre a televisão mais moderna, o smartphone do momento, todos os produtos mais tecnológicos possíveis.

Em contrapartida, a geração Y também ficou conhecida por ser a geração mais preocupada com o meio ambiente, uma vez que seus pais não se preocuparam tanto, eles estão muito interessados em deixar um bom lugar para seus filhos viverem.

Características da Geração Y (Millennials)

  • Estão constantemente conectados à internet;
  • Procuram informações imediatas e de modo fácil;
  • Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos;
  • Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios;
  • Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);
  • Buscando sempre novas tecnologias;
  • Preocupação com o meio ambiente;
  • Ambiciosos;
  • Geração globalizada;
  • Acostumados a multitarefas (fazer muitas coisas ao mesmo tempo);
  • Mais autônomos e individualistas, do ponto de vista profissional.

Geração X, Y e Z

Geração X, Y e Z são conceitos sociológicos que caracterizam pessoas que nasceram em diferente épocas.

A Geração X consiste nos indivíduos que nasceram no final dos anos 60 até o início dos anos 80; a Geração Y é composta por pessoas que nasceram entre o final da década de 70 e início dos anos 90; a Geração Z é representada por pessoas que nasceram entre a metade da década de 90 e 2010.

Cada geração é influenciada por diversos fatores que influenciam a cultura da sua época (como a tecnologia, desenvolvimento econômico atual do país em questão, etc) e por isso têm formas distintas de viver e pensar.

As pessoas da Geração Y e Geração Z apresentam muitas características similares, como o maior sentimento de ansiedade, desejo pelo imediatismo e naturalidade em meio às novas tecnologias, por exemplo, fazendo com que alguns indivíduos consigam se identificar com ambas as gerações.

Saiba mais sobre a Geração Z.

Geração Y no mercado de trabalho

No mercado de trabalho e no contexto empresarial, muitas vezes existem conflitos entre elementos que são de diferentes gerações, porque têm formas muito diferentes de agir e pensar.

Por exemplo, se um trabalhador da geração X é hierarquicamente inferior a um da geração Y, podem ocorrer alguns problemas. Enquanto um indivíduo da geração Y procura inovar, o da geração X prefere manter o equilíbrio e a estabilidade existentes.

Saiba mais sobre Globalização.

O significado de Geração Y está na categoria: Geral